Depen inaugura nova estrutura de Complexo Social para atender egressos

29/07/2021
O Depen, Departamento Penitenciário do Paraná, inaugurou nesta quinta-feira a nova estrutura que vai abrigar o Complexo Social de Cascavel, no Oeste do Paraná. Com 800 metros quadrados, o local vai unir em um mesmo espaço os serviços do Patronato Penitenciário e do Escritório Social, que oferecem apoio e ofertam projetos e ações de capacitação de egressos, monitorados e prestadores de serviço à comunidade.

Para o diretor do Depen, Francisco Alberto Caricati, o Complexo Social reflete o pioneirismo do Estado na ressocialização do preso.// SONORA FRANCISCO ALBERTO CARICATI //.

Mesmo com todas as dificuldades econômicas e sanitárias impostas pela pandemia, cerca de duas mil e trezentas pessoas serão assistidas mensalmente em Cascavel, afirma o coordenador dos Complexos Sociais do Estado, Everton Rodrigo dos Santos.// SONORA EVERTON RODRIGO DOS SANTOS //.

O novo Complexo Social conta com mais de 15 salas para atendimentos multidisciplinares nas áreas de psicologia, pedagogia, administração, serviço social e jurídico. O espaço também conta com um miniauditório, salas amplas para treinamentos e qualificações, cozinha, espaços para atendimentos individuais, biblioteca, recepção e um telecentro com 14 computadores com acesso à internet.

O coordenador regional do Depen, Thiago da Costa Correia, fala sobre a importância da atuação do Estado na ressocialização dos presos.// SONORA THIAGO DA COSTA CORREIA //.

Por meio de parcerias e convênios com as universidades locais e com o Conselho da Comunidade de Cascavel, foram possíveis as implantações de cinco projetos além da capacitação por meio de cursos na modalidade EAD, que oferece mais de 200 opções de cursos em diversas áreas do conhecimento.

A educação é uma das principais maneiras de recolocar as pessoas na sociedade, lembra o diretor do Complexo Social de Cascavel, Sérgio Vicente da Silva.// SONORA SÉRGIO VICENTE DA SILVA //.

O Complexo compreende uma nova formatação técnica que agrega em um amplo e único espaço o Patronato Penitenciário, responsável por trabalhos e projetos com os egressos do sistema prisional, e o Escritório Social, que atua com os monitorados e prestadores de serviços à comunidade.

Ambas as estruturas funcionavam até 2020 no segundo piso do Terminal Rodoviário de Cascavel, mas por conta da crescente demanda houve a necessidade de um novo espaço.

Além das ações aos assistidos, os órgãos que compõem o Complexo auxiliam as famílias com a destinação de cestas básicas e o encaminhamento ao mercado de trabalho por meio de empresas conveniadas com o Depen. (Repórter Felippe Salles)