Depen abre inscrições para concursos nos estabelecimentos prisionais

30/07/2021
O Depen, Departamento Penitenciário do Paraná, está com inscrições abertas para os concursos literário e de desenho direcionado às Pessoas Privadas de Liberdade, com o tema “Tempo e Vida”. A atividade está incluída no programa do Setor de Educação e Capacitação do Depen e dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos, CEEBJAs, responsáveis pela escolarização básica no Sistema Prisional.

A iniciativa tem por objetivo motivar a produção textual, desenvolver as habilidades de leitura e escrita, incentivar a criação artística literária e promover a cultura entre os presos. Já no concurso de desenho, a intenção é motivar a criação artística das pessoas privadas de liberdade do Sistema Prisional do Estado do Paraná, desenvolvendo a criatividade, a expressividade e as habilidades artísticas.

Para o diretor-geral do Departamento Penitenciário, Francisco Caricati, os concursos contribuem para proporcionar aos detentos oportunidades reais de mudar de vida após a saída do sistema prisional.// SONORA FRANCISCO CARICATI //.

Podem participar do concurso os presos que estão no programa Remição pela Leitura e adeptos da leitura livre; matriculados no CEEBJAs; implantados em canteiros de trabalho; inscritos em Cursos de Qualificação Profissional; graduandos e pós-graduandos matriculados em instituições de Ensino Superior; e participantes em quaisquer projetos culturais de arte, esporte e cultura.

A escolha do tema “Tempo e Vida” é a oportunidade de explorar a imaginação e também as experiências de vida, possibilitando uma produção textual diversificada, de acordo com vivência de mundo de cada um.

Os resultados dos vencedores serão publicados no site do Depen em dezembro deste ano, após a definição da comissão julgadora.

No caso do concurso literário, os dez primeiros colocados de cada CEEBJA recebem como premiação livros novos de literatura, além de certificados de participação. Além disso, os 40 textos finalistas de âmbito estadual serão publicados em livro digital e seus autores receberão livros de literatura e certificados de participação.

Em relação ao concurso de desenho, o primeiro colocado receberá como premiação um kit desenho, um certificado de participação e será capa da publicação de um livro digital. Também recebem a premiação os dez desenhos selecionados em nível estadual, com certificado de participação no concurso, um kit Desenho e a participação na Exposição Virtual de Desenhos do Depen Paraná.

As últimas edições de ambos dos concursos foram realizadas em 2019, com a temática Alma Livre, e teve a participação de 414 presos, sendo que os melhores textos foram selecionados em etapas regionais e estadual e publicados em formato de livro pela Biblioteca Pública do Paraná.

O Depen é um órgão vinculado à Secretaria estadual da Segurança Pública. Os concursos contam com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, Biblioteca Pública do Paraná, Academia Paranaense de Letras, Fundação Cultural de Curitiba, Freguesia do Livro, Fundação Sidônio Muralha, Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Os editais de lançamento foram publicados em maio no diário oficial do Governo do Paraná. (Repórter Felippe Salles)