Defesa Civil inicia 2022 com ações contra a estiagem e alagamentos

20/01/2022
Estiagem e alagamentos exigiram atenção da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil neste início de ano. As primeiras semanas foram marcadas por intensa atividade em apoio aos municípios para atendimento a emergências e também de busca de recursos para ações. Além disso, atuou também em capacitações de coordenadores municipais, reforçando as ações do Verão Paraná 2021/2022. O período de estiagem prolongada e a falta de água em algumas regiões levaram municípios a registrar ocorrências e laudos relatando os efeitos sobre a população. Foi necessária uma ação combinada entre governo estadual e prefeituras para auxiliar o processo de atendimento aos paranaenses. O Governo do Estado decretou situação de emergência em virtude da situação. Levantamento feito pela Defesa Civil aponta que são aproximadamente 229 mil pessoas afetadas em todo o Estado. Com o Decreto de Situação de Emergência, será possível pleitear recursos para auxiliar no atendimento à situação no Estado. Segundo a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a perda prevista decorrente da estiagem chega a 25 bilhões de reais. O cenário também potencializou os incêndios ambientais. Na região de Quedas do Iguaçu, por exemplo, uma ocorrência de grandes proporções atingiu uma área de proteção ambiental. O incêndio, que se propagava desde o final de dezembro, foi combatido pelo Corpo de Bombeiros e pela Brigada Comunitária de Quedas do Iguaçu, e teve o acompanhamento da Defesa Civil Estadual. Ao todo, o incêndio chegou a atingir mais de 3.160 hectares de mata, 52 hectares de área de reflorestamento e 20 hectares de plantações. Com o aumento das chuvas no início deste mês, a Defesa Civil estadual voltou as atenções para ocorrências de alagamentos e outros danos gerados pelas tempestades, principalmente no Litoral e Região Metropolitana de Curitiba. Outras informações podem ser conferidas em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)