DER/PR realiza reforma geral em ponte na PR-439, em Santo Antônio da Platina

18/04/2024
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná executa uma obra de manutenção da ponte sobre o Rio das Cinzas na PR-439, em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro. A rodovia faz ligação com Ribeirão do Pinhal, além de ter um cruzamento com a PR-436, que segue até Bandeirantes. Atualmente, a frente de trabalho faz a cravação de estacas metálicas nos aterros das cabeceiras, para execução de novas lajes de transferência, e também os serviços de recomposição de erosão, que incluem dispositivos de contenção e muro de concreto armado junto aos pilares da estrutura. A intervenção está incluída em um contrato de manutenção de oito obras de arte especiais em rodovias administradas pelo Escritório Regional Norte Pioneiro da Superintendência Regional Norte do DER, um investimento de sete milhões e 652 mil reais. Somente na ponte sobre o Rio das Cinzas o recurso é de 982 mil reais. Estão previstos também os serviços de reparo e recuperação das estruturas de concreto com superfícies avariadas, fissuras ou rachaduras; recuperação dos guarda-corpos danificados ou destruídos; instalação de dispositivos de drenagem nos acessos à ponte, além de limpeza, desobstrução e recomposição dos dispositivos na estrutura; a substituição das juntas de dilatação; instalação de novas defensas metálicas e tachões refletivos, pintura de sinalização, e instalação de placas; limpeza e pintura da ponte, caiação dos guarda-corpos; e também roçada da vegetação próxima e poda de galhos de árvores sobre a pista. Com os trabalhos atuais em andamento, o tráfego de veículos acontece em meia pista, sem necessidade de interdição. A obra deve ser concluída em maio, caso as condições climáticas sejam favoráveis. (Repórter: Gustavo Vaz)