DER/PR investe em manutenção e sugere utilização de horários alternativos no ferry boat no feriado
12/04/2022
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, está investindo 36 milhões de reais para melhorar os atracadouros e os três ferry boats que operam a travessia de Guaratuba. As manutenções vão ser realizadas ao longo dos próximos meses, e o objetivo é garantir mais segurança para os usuários. Nesse período algumas medidas vão ser reforçadas. Para evitar filas nos feriados da Páscoa e Tiradentes, o órgão recomenda que visitantes do Litoral busquem horários alternativos para utilizar a travessia, devido à situação atual de manutenção, o que tende a gerar filas. A sugestão é evitar os horários de pico entre as 11 horas da manhã e duas da tarde, e entre as 6 da tarde e 8 horas da noite. Em dias úteis não vai ter alterações. Em paralelo, visando reduzir o tempo de espera em filas enquanto as manutenções estão em andamento, o DER determinou a restrição do tráfego de veículos pesados com mais de três eixos ou superior a 14 metros na travessia da Baía de Guaratuba das 6 horas da manhã às 10 da noite, com exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos. A medida entrou em vigor no último dia 8 e permanece válida até que sejam restabelecidas as condições de operacionalidade da travessia. Nesta terça-feira, uma das embarcações tipo ferry boat do DER deixou o litoral paranaense rumo ao município de Navegantes, em Santa Catarina, onde vai passar por uma reforma completa no estaleiro da Internacional Marítima, atual concessionária da travessia. As três embarcações vão passar pelos serviços, devendo permanecer 45 dias no local, uma de cada vez. A previsão é que todas as melhorias nos ferry boats e atracadouros sejam concluídas até o dia 10 de agosto. A empresa Internacional Marítima também trabalha para alugar um novo conjunto de balsa e rebocador para operar na Baía de Guaratuba, o que vai ajudar a reduzir o tempo de espera no local. A perspectiva é que as embarcações estejam em operação no próximo mês. Atualmente quatro balsas operam no local, segundo a empresa. Desde outubro do ano passado o DER conta com uma equipe específica para apoiar a fiscalização e o gerenciamento do contrato do ferry boat de Guaratuba, com a contratação de analistas de Engenharia Civil, Administrativo, de Engenharia Naval e Jurídico. Eles se juntaram aos profissionais que já atuavam na fiscalização, e apoiam o DER/PR visando garantir o serviço adequado, prezando pela segurança e conforto dos usuários. A fiscalização aplicou ao todo 200 autos de infração à operadora anterior, até o seu último dia em operação. A solução definitiva para a travessia vai ser a Ponte de Guaratuba. O DER já contratou e está em andamento o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e estudos preliminares de engenharia da obra. Eles devem validar ou propor alterações para os três traçados mais viáveis apontados em um estudo de viabilidade, já concluído, buscando a melhor solução para a obra do ponto de vista ambiental e técnico. Com os estudos finalizados, deve ser licitada a elaboração do projeto executivo de engenharia da ponte e a contratação da execução da obra. (Repórter: Flávio Rehme)