DER anuncia vencedora da licitação do pavimento de concreto da PRC-280, no Sudoeste do Paraná

04/02/2021
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, publicou nesta quinta-feira a empresa vencedora da licitação da pavimentação em concreto da PRC-280, na região Sudoeste. A TCE Engenharia Ltda. foi a primeira classificada em uma disputa que envolveu outras cinco empresas, com valor final de 106 milhões e 890 mil reais. O orçamento máximo estipulado nos estudos de viabilidade era de 120 milhões. A publicação abriu o período de cinco dias úteis para recursos, e outros cinco dias úteis para contrarrazões aos recursos, caso algum seja interposto. Os passos seguintes, se não houver intercorrências, são a homologação, a assinatura de contrato e a ordem de início dos trabalhos. A licitação aconteceu na modalidade RDCi, Regime Diferenciado de Contratações Integrado, em que a mesma empresa fará o projeto executivo e a obra, com utilização de inovações tecnológicas. O prazo para execução completa dos projetos e obra é de 450 dias, o que dá 15 meses. Nos primeiros 90 dias deve ser elaborado o Projeto Básico. Segundo o chefe da Casa Civil, Guto Silva, qualificação da infraestrutura é a grande demanda da região Sudoeste do Paraná.// SONORA GUTO SILVA.//

A execução da obra começa a partir das aprovações parciais dos projetos, que devem ocorrer a partir de 90 dias da Ordem de Serviço. Os recursos são do programa Avança Paraná, viabilizado a partir de um financiamento de um bilhão e 600 milhões de reais junto a um consórcio de bancos. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística., Sandro Alex, afirmou que a rodovia PRC-280 é um dos mais importantes corredores de transporte paranaense, e destacou que a gestão tem foco em garantir rodovias de qualidade para viabilizar o desenvolvimento do Estado.// SONORA SANDRO ALEX.//

A obra na PRC-280 acontecerá entre o município de Palmas e o entroncamento com a BR-153. Todo esse trecho será restaurado com pavimento rígido em concreto, dentro da primeira intervenção em rodovia estadual nesses moldes na história do Estado. A técnica, conhecida como whitetopping, deve ser aplicada nos mais de 59 quilômetros do trecho, garantindo vida útil de pelo menos 20 anos. A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a Capital. Considerada o corredor do Sudoeste, é uma rota utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose. O DER-PR também publicou uma licitação para obras de ampliação da capacidade de dois trechos da PRC-280. A obra consiste na implantação de terceiras faixas em dois trechos: entre o quilômetro zero, na divisa do Paraná com Santa Catarina, e o km 5,9, em União da Vitória; e entre o km 130,3, no acesso a Palmas, e o km 254,9, no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro. (Repórter: Flávio Rehme)