Criado há cinco anos, programa da Sanepar consolida cultura de integridade

27/11/2024
Pensar e agir com integridade é o slogan do Programa de Integridade da Sanepar, que neste ano completa cinco anos. Lançado em 27 de novembro de 2019, o programa abrange diversos mecanismos de governança, que direcionam a Companhia para atuar em conformidade com seus valores, leis, normas e regulamentos. Ao longo destes cinco anos, disseminar os conceitos e práticas tem sido uma prática constante, para fortalecer e consolidar uma cultura de integridade. Padrões éticos, como respeito e transparência, estão na base do comportamento esperado dos empregados e terceiros da Sanepar. O desafio de levar o programa para o Interior do Estado e dar oportunidade para sanar dúvidas locais foi intensificado com visitas nas sedes das principais gerências entre 2023 e 2024. Somente neste ano foram oito encontros realizados em formato híbrido, o que viabilizou o envolvimento de cerca de 3 mil empregados. O diretor-adjunto de Governança, Riscos e Compliance, Robson Augusto Pascoalini, que percorreu diferentes regiões do Paraná, destaca que a Companhia está engajada em levar o conhecimento sobre a importância do compliance para toda a empresa. // SONORA ROBSON AUGUSTO PASCOALINI //

Além de treinamentos, vídeos, alertas por e-mails, e campanhas mais elaboradas de reforço dos conceitos do programa, os eventos são pontos fortes do trabalho de disseminação da cultura de compliance na Companhia. A trilha de aprendizagem e o Game ETICS, Empreendendo Trajetos de Integridade e Compliance na Sanepar, marcam o esforço de tornar o Programa ainda mais acessível. Desde 2021, com a primeira Semana da Integridade voltada para empregados e agentes de governança, muitas palestras e ações foram desenvolvidas. A Semana da Integridade edição 2024 teve encontro único em Curitiba, com transmissão para todo o Estado e participação de mais de 4 mil e 500 pessoas entre presencial e online. O encontro abordou especialmente a visão de futuro da Companhia em relação aos desafios do setor de saneamento e a missão de universalizar o serviço. 2025 deve ser de continuidade na busca constante para fortalecer a cultura de integridade na empresa. (Repórter: Victor Luís)