Cresce adesão de clientes da Copel por atendimento digital

28/10/2022
A adesão a serviços digitais no Brasil continua crescendo, e a tendência se confirma nos dados sobre canais buscados pelos clientes para solicitar os serviços da Copel. Entre 2019 e 2022, o percentual de uso dos canais presenciais teve queda de 14% para 11%, enquanto o volume de solicitações feitas pelo aplicativo da empresa para celular aumentou de 23% para 30% do total recebido diariamente pela empresa. Ou seja, em 2019 cerca de 86% das solicitações que a Copel recebia já eram digitais e atualmente esse índice é de 89%. A analista comercial da Copel, Silvana Schwarzbach, destaca que a Companhia tem buscado a melhoria constante dos serviços digitais.// SONORA SILVANA SCHWARZBACH.//

A digitalização dos serviços contribui para a redução no uso de papéis em todos os processos, uma prática alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU, que busca tornar mais eficiente o uso dos recursos naturais. O Paraná lidera a opção por faturas digitais de energia elétrica no Brasil, com um milhão e 500 mil clientes que escolhem receber sua conta mensal por e-mail. A adesão não tem custo, e pode ser feita por qualquer canal de atendimento, inclusive site e aplicativo. Lançada em janeiro deste ano, a opção de pagamento da conta de luz por PIX tem ganhado adeptos gradativamente. A média mensal de faturas pagas por esta modalidade dobrou no último trimestre, em comparação com os primeiros seis meses em que o serviço esteve disponível. Com a mudança de visual da fatura, que agora é nota fiscal eletrônica, o QRCode para pagamento veio para o cabeçalho da conta de luz, para facilitar sua identificação. Outro serviço online disponível é o parcelamento das contas em atraso, que pode ser feito pelo próprio cliente, através da agência virtual, para débitos entre 100 reais e 10 mil. A divisão dos valores pode ser feita em até 12 vezes, com entrada mínima de 10% e taxa de 1% ao mês. Saiba mais em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)