Copel lança plano para neutralizar emissões de carbono

18/03/2021
Como parte do compromisso firmado no Acordo de Paris, em 2016, por empresas e governos do mundo inteiro, a Copel anuncia em 2021 seu Plano de Neutralidade de Carbono. Trata-se de uma série de novas metas baseadas em ciência, com o objetivo de neutralizar emissões de gases de efeito estufa até 2030. Embora a matriz energética da Companhia seja majoritariamente hídrica ou eólica, com baixa emissão de carbono, a empresa mantém um inventário de gases de efeito estufa desde 2009, que aponta as emissões mais representativas na queima de combustível e na mudança do uso do solo, como nos casos de supressão vegetal. O diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, Vicente Loiácono Neto, disse que as mudanças do clima têm se mostrado uma grande preocupação, tendo como consequências a intensificação de fenômenos climáticos.
A Copel elaborou o Plano de Neutralidade de Carbono, que resultará na redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa e na compensação de emissões residuais até 2030 para os ativos que a Companhia detém controle operacional. As ações do Plano de Neutralidade de Carbono serão desdobradas por uma Comissão de Mudança do Clima, que terá como propósito estudar as melhores alternativas a serem empregadas, usando o princípio de metas baseadas em ciência, para atingir a neutralidade das emissões, além de outras metas a serem atingidas até 2030. Segundo a superintendente da Coordenação de Sustentabilidade da Copel, Luisa Nastari, mesmo que zerar totalmente as emissões seja uma tarefa muito difícil, o objetivo é reduzir elas ao máximo.
Luisa ainda afirmou que a Copel também vai avaliar meios de compensação e a oferta de serviços que permitam a clientes e consumidores consumirem energia de baixa emissão de carbono. A companhia sempre esteve à frente do seu tempo na adoção de práticas sustentáveis em seus negócios e agora segue atualizando suas ações diante dos cenários previstos para os próximos anos. O uso de novas tecnologias, como redes inteligentes e implantação de eletropostos para incentivo à mobilidade elétrica, é um exemplo dos investimentos de longo prazo da Copel para combater os riscos. Em dezembro, a Companhia recebeu, pela primeira vez, a premiação máxima do Selo Clima Paraná, iniciativa governamental para combater as mudanças do clima e ampliar a competitividade econômica no contexto de uma economia de baixo carbono. Outros detalhes podem ser conferidos em copel.com. (Repórter: Wyllian Soppa)