Controladoria Geral do Estado Itinerante avalia serviços do Paraná

18/12/2019
A Controladoria-Geral do Estado começou uma pesquisa de satisfação com usuários de serviços do Paraná e reuniu os primeiros resultados. As unidades de atendimento ao público da Secretaria da Saúde e do Detran, em Curitiba, foram visitadas desde setembro e os usuários foram convidados a responder um questionário de satisfação. Ao mesmo tempo, foram divulgados os canais de comunicação com o governo, como o Portal da Transparência e a Ouvidoria. De acordo com o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, o Governo do Paraná busca a aproximação com a população, para verificar a expectativa em relação à administração estadual e, assim, direcionar ações e programas.// SONORA RAUL SIQUEIRA//O controlador destacou, ainda, que esse levantamento é inédito, ao levar os servidores para conversar com o usuário, verificar a satisfação dele e identificar problemas na visão de quem usa o serviço. Em quase três meses de projeto, cerca de 900 pessoas conversaram com a equipe da Controladoria, composta por representante das coordenadorias de Transparência e Controle Social e da Ouvidoria. A maioria dos entrevistados disse estar satisfeita com o serviço buscado e com o atendimento prestado. Cristiano Pereira, do Controle Social, explicou que boa parte dos problemas relatados pelos usuários estão relacionados ao desconhecimento do processo ou a orientações ineficientes.// SONORA CRISTIANO PEREIRA//Segundo a representante da Ouvidoria do Estado, Mineia de Oliveira, o resultado do trabalho, com as observações ou reclamações feitas pelos usuários, vai ser encaminhado aos gestores das secretarias ou órgãos envolvidos.// SONORA MINEIA DE OLIVEIRA//As unidades da Secretaria de Estado da Saúde visitadas foram Farmácia do Paraná, Hospital do Trabalhador, Centro Psiquiátrico Metropolitano, Hospital Oswaldo Cruz, Centro de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier e o Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente. As unidades Centro, Hauer e Tarumã, do Detran também receberam a equipe. (Repórter: Priscila Paganotto)