Contatos com ouvidorias do Estado para informações sobre a Covid-19 dobram em um ano
29/07/2021
O interesse da população por assuntos relacionados à Covid-19 dobrou em comparação ao ano passado. Um levantamento da Ouvidoria-Geral, que integra a Controladoria-Geral do Estado, divulgou o balanço do primeiro semestre deste ano e comparou as médias mensais dos números de contatos feitos pela população. O tema mudou e perguntas sobre vacinas e informações sobre a doença são os assuntos mais abordados ultimamente. No ano passado, a primeira manifestação sobre a Covid-19 foi registrada em 19 de fevereiro. O texto denunciava a suspeita da doença em um garoto que tinha voltado da China e faltou à aula por estar com febre. Daquele dia até agora foram 55.932 manifestações sobre o assunto na Ouvidoria-Geral, 25.585 no ano passado e 30.347 de janeiro para cá. Para se obter parâmetro equivalente, foram comparadas as médias mensais das manifestações recebidas, que, no ano passado, foi de 2.437. Em 2021, esse número subiu mais que o dobro, alcançando 5.058. Yohhan de Souza, coordenador da Ouvidoria-Geral do Estado, acrescentou que as 72 ouvidorias do Poder Executivo se prepararam para a demanda da pandemia. // SONORA YOHHAN DE SOUZA // Outras áreas que também aparecem no levantamento são segurança pública e educação, além de trânsito, transportes e Fazenda. A Ouvidoria-Geral recebe manifestações registradas em todas as ouvidorias e não apenas na Secretaria da Saúde. As denúncias de fura-filas, de acordo com o coordenador, estão mais esparsas, mas não param de chegar. // SONORA YOHHAN DE SOUZA // De todas as manifestações relacionadas ao enfrentamento à Covid-19, 66% foram solicitações de informações diversas; 21% foram denúncias e 10%, reclamações. Sugestões, elogios e pedidos de acesso à informação ficaram em torno de 1% cada. Também chama a atenção a preferência do cidadão por usar o telefone, seguido de WhatsApp e Internet. (Repórter: Gustavo Vaz)