Concessões já atraíram R$ 3,7 bilhões ao Paraná e vão concluir regularização das áreas do porto
13/12/2024
O edital de licitação da área chamada de PAR15, assinado na última sexta-feira, em evento no Porto de Paranaguá, marca uma nova era para os portos paranaenses. De 2019 a 2023, a Portos do Paraná já leiloou cinco áreas, a PAR01, PAR09, PAR12, PAR32 e PAR50. Além disso, a empresa pública está mais próxima do novo leilão e trabalha nos processos das áreas PAR14 e PAR25. Todas essas concessões somam 3 bilhões e 700 milhões de reais em investimentos, com centenas de empregos gerados, permitindo a ocupação produtiva de espaços ociosos. A principal vantagem das concessões é a garantia de investimentos em infraestrutura na área pública, que pode ser utilizada por outros terminais. Ao fim desse processo, a empresa pública terá regularizado todos os contratos pendentes. Os investimentos previstos no PAR15, PAR14 e PAR25 vão permitir a construção da primeira etapa do Píer em T, possibilitando a atracação de mais quatro navios, o que é fundamental para atender à demanda do Porto de Paranaguá. No caso do PAR09, os investimentos serão aplicados tanto na área arrendada quanto na área comum. Destinada a granéis sólidos vegetais, essa concessão vai viabilizar a construção da primeira etapa do Píer F, que conecta os terminais do Corredor Leste. Diferente das outras áreas, o PAR09 vai contar com um berço exclusivo na primeira etapa do píer. Já o PAR50 vai permitir a expansão do píer de líquidos, conectando todos os terminais que possuem dutos. Os projetos das áreas PAR01 e PAR12 já foram concluídos, com todas as obras e investimentos finalizados. O PAR01, arrematado pela Klabin, marcou a retomada da operação com vagões da empresa no cais comercial do porto. Já o PAR12 é destinado ao armazenamento de veículos. Além disso, os contratos das áreas PAR32 e PAR50 já estão em andamento, com os investimentos sendo executados. Ratinho Junior afirmou que medidas como a PAR15 são importantes porque o Porto é uma locomotiva para todo o Estado. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Atualmente ocupada pela empresa Cargill, a área PAR15 coloca a Portos do Paraná na reta final para atingir 100% de regularização dos arrendamentos. Esses contratos de áreas de longo prazo são realizados com segurança jurídica e baseados em estudos de viabilidade, gerando milhares de empregos diretos e indiretos no Litoral, conforme explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
Outro processo em andamento é o da concessão do Canal de Acesso Aquaviário ao Porto de Paranaguá, que já foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União. Com isso, o Paraná se torna o primeiro Estado a implantar um modelo de concessão desse tipo na América Latina, que pode servir de referência para outros portos do país. A concessão abrange a ampliação, manutenção e exploração do Canal de Acesso Aquaviário pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de prorrogação de até 70 anos. (Repórter: Gustavo Vaz)
Atualmente ocupada pela empresa Cargill, a área PAR15 coloca a Portos do Paraná na reta final para atingir 100% de regularização dos arrendamentos. Esses contratos de áreas de longo prazo são realizados com segurança jurídica e baseados em estudos de viabilidade, gerando milhares de empregos diretos e indiretos no Litoral, conforme explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
Outro processo em andamento é o da concessão do Canal de Acesso Aquaviário ao Porto de Paranaguá, que já foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União. Com isso, o Paraná se torna o primeiro Estado a implantar um modelo de concessão desse tipo na América Latina, que pode servir de referência para outros portos do país. A concessão abrange a ampliação, manutenção e exploração do Canal de Acesso Aquaviário pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de prorrogação de até 70 anos. (Repórter: Gustavo Vaz)