Compra Direta contribui para alimentação saudável e geração de renda no campo em Paranavaí

31/08/2021
O programa Compra Direta Paraná, do Governo do Estado, ajuda a garantir alimentação saudável toda semana para 80 famílias de Paranavaí, no Noroeste, além de aumentar a renda dos produtores rurais. Somente na cidade, são atendidos quatro Centros de Referência em Assistência Social, um Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Abrigo Anjo da Guarda, que acolhe crianças e adolescentes, e a Casa Lar do Idoso.

Pelo programa são adquiridos alimentos destinados à rede socioassistencial nos municípios paranaenses. Verificada a qualidade dos produtos nas condições exigidas, o Estado faz o pagamento para a associação ou para a cooperativa habilitada. A coordenação é da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional.

O programa se destaca na inclusão das famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente no fornecimento de produtos e na diversidade de mercadorias que chegam à casa de muitas famílias, promovendo a melhoria das condições de saúde e nutricionais.

O chefe do núcleo regional da Seab em Paranavaí, José Jorge Oliveira Neto, destaca que o Compra Direta colabora com o fortalecimento das instituições municipais para dar atendimento à população vulnerável, e beneficia os agricultores familiares.// SONORA JOSÉ JORGE OLIVEIRA NETO.//

A presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais de Paranavaí e Região, COAPAV, Lourdes de Oliveira Velasco, afirma que o projeto colabora para a popularização da agricultura familiar.// SONORA LOURDES DE OLIVEIRA VELASCO.//

Com 65 cooperados, a entidade comercializa suco de laranja, frutas, panificados, hortaliças, legumes e tubérculos.

O primeiro edital do Compra Direta, em 2020, destinou 20 milhões de reais. Cerca de 12 mil e 500 agricultores vinculados a 147 cooperativas ou associações de pequenos produtores participaram. Eles forneceram alimentos a mais de 900 entidades, atendendo cerca de 530 mil pessoas.

Para este ano, está previsto um investimento de 27 milhões de reais. Foram contratadas 148 cooperativas e associações da agricultura familiar que estão entregando os alimentos em mil e 100 entidades da rede socioassistencial. Ao todo, vão ser entregues 3 mil 730 toneladas de 75 itens diversos. (Repórter: Felippe Salles)