Compagas testa solução sustentável para levar gás natural ao interior do Paraná
27/05/2022
A Compagas e a operadora logística NEOgás iniciam um projeto-piloto para testar o uso de caminhões abastecidos com gás natural no transporte deste gás comprimido para atendimento ao consumidor final. Com esse projeto, o Paraná se torna o primeiro estado no Sul do País a ter o ciclo de fornecimento de gás natural por via terrestre inteiramente formatado a partir da cadeia do gás. O diretor técnico-comercial da Compagas, Rafael Longo, afirmou que o projeto, demonstra uma solução mais sustentável e competitiva para interiorizar o abastecimento de gás natural no Paraná. //SONORA RAFAEL LONGO//
Neste piloto, que tem cerca de 30 dias de duração, o gás natural distribuído pela Compagas vai ser comprimido pela NEOgás na estação de Ponta Grossa. Em seguida, é transportado diariamente por cerca de 130 km até o município de Arapoti, utilizando caminhão Scania movido a gás, para abastecer a indústria BO Paper, que utiliza o gás natural em uma série de aplicações na indústria papeleira. A indústria recebe o GNC, que é o gás natural armazenado a alta pressão, que pode ser levado por transporte terrestre para indústrias e postos de abastecimento distantes da rede de distribuição. A NEOgás tem como objetivo medir o desempenho do caminhão no trajeto diário, avaliando indicadores como rendimento e potência do veículo, além das emissões de gases de efeito estufa. Ela roda cerca de 5 milhões de km por ano e o consumo estimado é de cerca de 2 milhões e meio de litros de diesel. Segundo Ricardo Neumayer, executivo da NEOgás, é possível aliar redução de emissões, descarbonização do ambiente e sustentabilidade com redução de custos. //SONORA RICARDO NEUMAYER//
O gás natural é um combustível mais eficiente e menos poluente que o diesel e essas características são fundamentais quando se fala em sustentabilidade nas operações. Nesse sentido, para as empresas que possuem metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa, substituir as frotas de caminhões movidos a diesel para veículos abastecidos com gás natural pode ser um grande aliado para cumprir com os planos de sustentabilidade traçados, indo ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. (Repórter: Gustavo Vaz)
Neste piloto, que tem cerca de 30 dias de duração, o gás natural distribuído pela Compagas vai ser comprimido pela NEOgás na estação de Ponta Grossa. Em seguida, é transportado diariamente por cerca de 130 km até o município de Arapoti, utilizando caminhão Scania movido a gás, para abastecer a indústria BO Paper, que utiliza o gás natural em uma série de aplicações na indústria papeleira. A indústria recebe o GNC, que é o gás natural armazenado a alta pressão, que pode ser levado por transporte terrestre para indústrias e postos de abastecimento distantes da rede de distribuição. A NEOgás tem como objetivo medir o desempenho do caminhão no trajeto diário, avaliando indicadores como rendimento e potência do veículo, além das emissões de gases de efeito estufa. Ela roda cerca de 5 milhões de km por ano e o consumo estimado é de cerca de 2 milhões e meio de litros de diesel. Segundo Ricardo Neumayer, executivo da NEOgás, é possível aliar redução de emissões, descarbonização do ambiente e sustentabilidade com redução de custos. //SONORA RICARDO NEUMAYER//
O gás natural é um combustível mais eficiente e menos poluente que o diesel e essas características são fundamentais quando se fala em sustentabilidade nas operações. Nesse sentido, para as empresas que possuem metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa, substituir as frotas de caminhões movidos a diesel para veículos abastecidos com gás natural pode ser um grande aliado para cumprir com os planos de sustentabilidade traçados, indo ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. (Repórter: Gustavo Vaz)