Comissão de universidades se dedica ao enfrentamento da Covid-19

31/03/2021
Elaborar soluções de prevenção e enfrentamento para a Covid-19 no ambiente universitário. Esse é o objetivo da Comissão de Especialistas formada por servidores da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Seti e representantes das Universidades Estaduais do Paraná.
Criada em março de 2020, logo após o surgimento dos primeiros casos de coronavírus no Estado, a comissão é responsável por informar, avaliar e executar ações de prevenção e combate à propagação da doença, entre elas, incentivar a formulação de protocolos de biossegurança.
Renê Wagner Ramos, coordenador da comissão, destacou que a comissão foi criada para dar uma resposta rápida aos graves problemas causados pela pandemia. A preocupação é fornecer subsídios às instituições para que elas elaborem e apliquem os protocolos de segurança, garantindo a continuação das atividades de pesquisa e ensino.//SONORA RENÊ WAGNER RAMOS/
Os protocolos foram adotados de acordo com a realidade de cada uma das universidades e finalizados em novembro de 2020. Uma das principais ações resultantes foi o retorno das atividades híbridas, presenciais e remotas, para os alunos dos dois últimos anos de cursos da área da saúde, seguindo a orientação do Ministério da Educação.
O grupo também organizou e estimulou a produção de máscaras de tecidos e máscaras hospitalares, face shields, distribuição de álcool em gel, campanhas para doação de cestas básicas, além de editais de fomento para a realização de pesquisas científicas sobre o vírus.
Com o desafio de continuar com a formação de alunos nas universidades estaduais, a Comissão de Especialistas orientou que as aulas fossem retomadas de maneira remota, na maioria das disciplinas ofertadas nos diferentes cursos de graduação.
Décio Sabbatini Barbosa, vice-reitor da UEL, a Universidade Estadual de Londrina, afirmou que é necessário ter um plano de retorno seguro para funcionários, alunos e professores.
Atualmente, o grupo de pesquisadores acompanha a situação da Covid-19 nas regiões onde as universidades estaduais estão presentes. (Repórter: Flávio Rehme)