Começam as obras de modernização do Trevo Gauchão e duplicação da PR-323 em Umuarama

23/04/2021
A modernização da PR-323, principal eixo rodoviário do Noroeste do Paraná, ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou do lançamento da pedra fundamental da modernização do Trevo Gauchão e de uma duplicação de 4,4 quilômetros, em Umuarama. Com investimento de 66 milhões e 100 mil reais, o Governo do Estado vai resolver o principal gargalo logístico para quem chega ao município por Guaíra, vindo do Paraguai ou do Mato Grosso do Sul por um lado, e Maringá e Cianorte de outro.
Localizado a poucos metros do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho e do Parque Industrial, o trevo vai dar lugar a um viaduto de duas alças. Além dessa obra de arte, será realizada a duplicação da PR-323 até o trevo de acesso a Mariluz, que dará lugar a mais uma interseção em desnível, no entroncamento com a PR-468.
Ratinho Junior destacou que a PR-323 foi projetada para o fluxo rodoviário dos anos 1980 e está defasada há algumas décadas e com uma rodovia moderna trará inúmeros benefícios na atração de investimentos e no desenvolvimento regional. Ainda segundo o governador, as mudanças no Trevo Gauchão vão dar fluidez ao trânsito e ajudarão a salvar vidas. //SONORA RATINHO JUNIOR//
O pacote de obras no trecho conta com o apoio do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e estava estimado originalmente em 81 milhões de reais. No processo licitatório houve uma economia de 19% aos cofres públicos.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, os investimentos na PR-323 são um marco para a região e para o Paraná. //SONORA SANDRO ALEX//
Fernando Furiatti, diretor-geral do DER/PR, relembrou que a missão de ampliar a capacidade da PR-323 foi encarada como prioridade pelo Governo do Estado. Segundo ele, a modernização do Trevo Gauchão vai ser um dos símbolos dessa iniciativa. //SONORA FERNANDO FURIATTI//
Na altura do Trevo Gauchão, no km 300, a rodovia será rebaixada de 7 a 8 metros, preservando o alinhamento e os acessos dos empreendimentos que ficam nas margens, e fazendo com que as trincheiras de acesso passem por cima da rodovia. As alças possuem dimensões similares, com 27,5 metros de comprimento por 15,8 metros de largura.
O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, lembrou que a sociedade civil organizada cobrava melhorias no local há décadas e hoje observa as coisas se encaminhando com uma obra que vai aumentar a segurança da cidade, além de atrair investimentos. //SONORA CELSO POZZOBOM//
Márcio Nunes, secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, destacou que a modernização da rodovia não favorece apenas o agronegócio e as indústrias. //SONORA MARCIO NUNES//
Nesta quinta-feira, o governador Ratinho Junior lançou a pedra fundamental de mais um trecho de duplicação da PR-323, entre Doutor Camargo e o Rio Ivaí, com 6,3 quilômetros de extensão. (Repórter: Flávio Rehme)