Com tema “Colonialismo”, MON inaugura nova edição da exposição asiática

06/10/2022
Uma nova edição da exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, realizada pelo MON, Museu Oscar Niemeyer, será inaugurada na próxima terça-feira. Com curadoria do professor e diplomata Fausto Godoy, doador da coleção asiática ao Museu, a mostra traz obras nunca antes expostas, com o objetivo de alcançar públicos ainda maiores e democratizar cada vez mais o acesso ao acervo. A diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika, destaca que o Museu Oscar Niemeyer integra o rol dos grandes museus internacionais.//SONORA JULIANA VOSNIKA//

Disputada por outras instituições do Brasil e por colecionadores do Exterior, a coleção asiática, com aproximadamente 3 mil obras de arte, pertence ao MON – e, consequentemente, aos paranaenses. Nesta nova edição, a proposta é abordar o “Colonialismo” naquele continente. De acordo com o secretário da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi, as comemorações dos 20 anos do MON estão ganhando eventos à altura. O principal objetivo do MON, com essa releitura, é facilitar os diálogos entre culturas e territórios, por meio da arte.
Não por acaso, o museu apresenta, lado a lado, culturas diversas que, ao mesmo tempo em que conversam, demonstram sua singularidade e nos permitem uma interessante visão de mundo. Esta é a terceira edição da exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, que foi inicialmente inaugurada em março de 2018 e renovada em fevereiro de 2020. Com o tema “Colonialismo”, o curador Fausto Godoy aborda “o impulso hegemônico – e mutante – de um grupo sobre outro, que tem sido a tônica da curva das civilizações”. Esta nova edição da exposição traz ao público a reflexão sobre as diversas interpretações do colonialismo naquele continente. O MON é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. (Repórter: Alexandre Nassa)