Com mutirões aos finais de semana, Paraná ultrapassa 1,6 milhão de aplicações

12/04/2021
A aplicação de vacinas não para no Estado. Dando continuidade à campanha de vacinação de domingo a domingo, 152 municípios de 21 regionais de Saúde do Paraná organizaram mutirões e aplicaram 47.873 doses no último final de semana. O número representa 6% do total de doses aplicadas no Brasil nos dois dias. Segundo consórcio realizado por veículos da imprensa, isso totaliza 809.377 doses aplicadas entre as noites de sexta-feira e domingo. Entre as regionais que mais aplicaram doses no fim de semana estiveram Londrina, Região Metropolitana de Curitiba e Maringá. Durante o final de semana, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, visitou municípios do Norte e do Noroeste para incentivar a campanha ininterrupta de vacinação. Ele reforçou o pedido para que haja uma atenção com a aplicação geral das vacinas, incluindo o respeito ao prazo recomendado entre as doses dos imunizantes. // SONORA BETO PRETO.// Imunizando também aos finais de semana, os municípios ajudam a manter um fluxo contínuo, o que atende à recomendação atual do Estado, para que não se estoquem as vacinas recebidas. O objetivo é ampliar o percentual de paranaenses já vacinados, o que também gera impactos positivos na capacidade de atendimento da rede de saúde, por exemplo. Até o momento, 91% das primeiras doses e 34,3% das segundas doses recebidas e distribuídas pelo Estado já foram aplicadas. Os dados são do Vacinômetro, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde. A etapa de vacinação atual está aplicando as primeiras doses em pessoas de 65 a 69 anos, quilombolas e profissionais da segurança pública; além de aplicar as segundas doses para quem já completou o intervalo de tempo recomendado. Os detalhes sobre o andamento da imunização contra a Covid-19 no Paraná podem ser acompanhados em coronavirus.pr.gov.br. (Repórter: Sérgio Aguiar)