Com leilão de 5.241 veículos neste ano, Detran-PR reduz em 40% o volume nos pátios

25/04/2024
O Detran Paraná já promoveu, em 2024, leilões de mais de 5 mil 200 veículos. Quatro deles ocorreram neste mês de abril, em Maringá, Londrina, Curitiba e Cascavel, disponibilizando, no total, 440 veículos aptos à circulação. Outros 4 mil 801 foram a leilão em janeiro e já convertidos em sucata. A arrecadação com os certames somou cerca de 3 milhões 940 mil reais. O principal objetivo da ação é o esvaziamento dos pátios do Detran-PR e da Polícia Militar. Em Maringá, foram leiloados 115 veículos, totalizando mais de 497 mil reais. Em Londrina, 127 veículos, com receita de cerca de 648 mil reais. Em Curitiba, foram 95 veículos, gerando arrecadação de 791 mil reais e, em Cascavel, 103 veículos leiloados com o valor final de mais de 503 mil reais. O leilão administrativo de janeiro teve como objetivo vender materiais ferrosos provenientes da sucata de veículos sem identificação ou possibilidade de regularização junto ao órgão. O certame aconteceu em Curitiba, de forma presencial, mas com lotes nas cidades de Curitiba, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão e Guarapuava. A arrecadação alcançou a soma de 1 milhão e 500 mil reais. Os leilões são importantes para a gestão eficiente dos materiais recicláveis oriundos da sucata de veículos, garantindo não apenas a destinação adequada desse material, mas também liberando os pátios das Circunscrições Regionais de Trânsito, além de reduzir a degradação dos veículos aptos para circular, por falta de uso. Apenas neste ano, aproximadamente 40% dos veículos que estavam nos pátios do Detran-PR tiveram destinação, reduzindo custos, liberando os espaços e diminuindo riscos à saúde pública. Os valores originados são utilizados para o pagamento dos débitos dos veículos, custas de leilão, remoção, estadia, licenciamento, multas e demais débitos. Quanto aos recursos dos materiais classificados como sucata, são destinados aos municípios como, por exemplo, em recursos para sinalização viária. (Repórter: Gabriel Ramos)