Com investimento de R$ 543,4 milhões, Paraná tem oito novos contornos em construção

18/03/2022
É só cair na estrada para perceber que o Paraná está em obras por todos os lados, de Norte a Sul, Leste a Oeste. Atualmente, o Estado tem oito novos contornos rodoviários em construção, totalizando um investimento de cerca de 540 milhões de reais, com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento, Tesouro Estadual, ou por meio de acordos judiciais com concessionária de pedágio. As obras devem ser entregues entre este ano e 2023. Estão em execução os contornos Norte de Castro; Sul de Wenceslau Braz; Oeste de Marechal Cândido Rondon; de Jandaia do Sul; de Peabiru; de Arapongas; de Palotina; e Noroeste de Francisco Beltrão. Além disso, há uma duplicação de contorno em andamento, em Cascavel, com investimento adicional de 67 milhões de reais, recursos viabilizados pela Itaipu Binacional. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que os contornos são importantes para levar desenvolvimento e empresas para as cidades, além de destravar gargalos urbanos históricos. Também faz parte do planejamento para consolidar o Paraná como um dos estados mais importantes do Brasil.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

Com início da construção em fevereiro de 2021, o Contorno Norte de Castro fará a ligação entre as rodovias PR-151 e PR-090, com a implantação da pavimentação de mais de 15 quilômetros de rodovia Classe I, e duas obras de arte especiais, sendo uma ponte sobre o Rio Iapó e um viaduto na interseção com a PR-151. Haverá também duas interseções em nível, uma com a estrada municipal que liga a Castrolanda, e outra com a PR-090. Até o momento, a execução está com cerca de 17% de seu andamento concluído. Este corredor rodoviário será implantado para ligar os dois distritos industriais do município, acelerando o desenvolvimento da região, já que vai contribuir para o escoamento das safras; além de desviar do perímetro urbano do município de Castro o tráfego pesado de longa distância. O Contorno Sul de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, terá três quilômetros de extensão e vai fazer a ligação entre as rodovias PR-092 e PR-422. O novo trecho vai facilitar o acesso aos municípios de Santana de Itararé e São José da Boa Vista. O contorno terá um viaduto sobre a Rede Ferroviária, que já está em fase final de conclusão, e uma interseção em nível com a PR-422. Atualmente, a obra tem 45,61% das etapas concluídas. A construção do contorno é uma reivindicação antiga da população local, possibilitando um desvio do tráfego pesado de caminhões do perímetro urbano do município de Wenceslau Braz. O Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon terá extensão de seis quilômetros, ligando a PRC-467 e a BR-163, com duas trincheiras nos entroncamentos com estas rodovias. Atualmente, a obra tem 6,6% das etapas concluídas. A implantação da nova rodovia será uma alternativa de tráfego ao fluxo pesado que vem do Mato Grosso do Sul para Foz do Iguaçu, desviando o tráfego do perímetro urbano. A implantação do Contorno Leste de Palotina será uma nova ligação entre a PR-182 e a PR-364, com extensão de mais de 15 quilômetros. O projeto prevê uma pista de trânsito rápido e uma entrada pela PR-182 com três conexões: até a saída para Assis Chateaubriand, um reencontro com a PR-182 no sentido Umuarama, e novamente com a PR-364, desta vez com direção à Terra Roxa. Vão ser construídas duas pontes neste mesmo projeto. Até o momento, 33,22% do contrato já foi executado. A obra de implantação do Contorno Noroeste, conexão entre a PR-180 e a PR-483, no Sudoeste do Estado, alcançou 60%. A previsão é que o contorno seja concluído no segundo semestre deste ano. A nova ligação vai facilitar o trânsito regional e retirar o tráfego de veículos pesados. O contorno de Jandaia do Sul, na BR-376, com seis quilômetros de extensão, deverá sair de Mandaguari, desviando o trânsito do perímetro urbano da cidade de Jandaia do Sul. A obra é um acordo judicial entre o Departamento de Estradas de Rodagem e a Viapar para a construção de três contornos. Além do contorno de Jandaia do Sul, estão inclusos no acordo os contornos rodoviários de Peabiru e Arapongas, que ainda estão na fase inicial e, juntos, somam 22 quilômetros, com pistas duplas e acostamento em toda extensão, além de 15 viadutos. O Contorno Oeste de Cascavel está em obras de duplicação, o que vai aumentar as condições de tráfego ao longo de 19 quilômetros. A primeira parte da obra é a duplicação integral do trecho de 14 quilômetros do Contorno Oeste, conectando a BR-277, que faz ligação com Foz do Iguaçu, à BR-467. Já o acesso até a Avenida Brasil, na altura do bairro Santo Inácio, terá extensão de quase cinco quilômetros. A obra do Contorno Noroeste de Pato Branco, no Sudoeste, foi inaugurada em setembro do ano passado, e tem sido uma importante alternativa logística para o escoamento da safra. O contorno interliga a BR-158 à PR-493, tirando o tráfego pesado do perímetro urbano da cidade. O projeto ainda prevê mais 13 quilômetros da rotatória até Vitorino já com destino a Francisco Beltrão. A obra deve ser licitada nos próximos meses e conta com um viaduto e todas as licenças ambientais autorizadas. (Repórter: Felippe Salles)