Com foco na segurança pública, Paraná recebe a 13ª edição do Cosud de 5 a 7 de junho

27/05/2025
O Paraná vai sediar, entre os dias 5 e 7 de junho, a 13ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, o Cosud. O evento será em Curitiba e Morretes e deve reunir os governadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A programação começa na quinta-feira, com credenciamento na Ópera de Arame, em Curitiba. Na sexta, pela manhã, também na Ópera, acontece a abertura oficial. À tarde, na Capital, equipes técnicas participam das reuniões das sete câmaras temáticas do consórcio. No sábado de manhã, os governadores seguem de trem para Morretes, onde será feita a leitura da carta com os resultados do encontro e o encerramento em uma coletiva de imprensa. O trajeto tem 70 quilômetros e passa pela Serra do Mar, em um dos maiores trechos preservados de Mata Atlântica do Brasil. O anfitrião, governador Carlos Massa Ratinho Junior, vai propor aos colegas a discussão sobre mudanças na Constituição, para que os estados também tenham competência na criação de normas da legislação penal, assim como já ocorre em áreas como meio ambiente e habitação. As inscrições e a programação completa estão no site cosudoficial.com.br.

O Cosud vai reforçar a defesa pelo endurecimento das leis penais, proposta que já faz parte do Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado. O encontro também vai discutir temas como adaptação às mudanças climáticas, Reforma Tributária, liberdade econômica e políticas para mulheres. O presidente do Cosud é o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Pela primeira vez, as discussões estarão organizadas nas sete câmaras temáticas do consórcio. O Paraná coordena a câmara de Educação, que vai tratar do Piso Nacional do Magistério. Minas Gerais lidera a câmara de Desenvolvimento Econômico, com foco na liberdade econômica e temas como Agricultura, Turismo, Infraestrutura e Parcerias. A câmara de Governo, coordenada pelo Rio Grande do Sul, vai discutir a adesão dos estados ao programa federal de pleno pagamento de dívidas, o Propag. Na área da Saúde, o Espírito Santo conduz as discussões sobre redução do tempo de espera para consultas e exames especializados. Santa Catarina comanda a câmara de Meio Ambiente, que vai tratar de ações para ampliar a cobertura vegetal urbana.
São Paulo lidera a de Segurança Pública, focando na redução da reincidência criminal e melhorias nas audiências de custódia. Já a câmara de Desenvolvimento Humano, chefiada pelo Rio de Janeiro, terá como foco em Curitiba as políticas para as mulheres. (Repórter: Gabriel Ramos)