Com florestas e trilhas, parques estaduais são atrações para veranistas na região do Litoral

11/02/2022
Além das praias e do mar, turistas e moradores do Litoral podem aproveitar a temporada também para curtir os parques estaduais, repleto de atrações naturais e onde a biodiversidade é preservada ao máximo. São florestas, ilhas, trilhas, grutas e outras formações cujo valor histórico, geológico e, por vezes, arqueológico, são inestimáveis e não podem ser explorados comercialmente. O Instituto Água e Terra é o responsável por proporcionar segurança, conforto e novas experiências ao cidadão nestes locais. Os parques são Áreas de Preservação Permanente no território paranaense, mantidas pelo IAT, que podem ser acessadas de maneira controlada. Diretor de Políticas Ambientais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, e diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto ressaltou que o Paraná é muito rico em recursos naturais, e que visitar esses locais é uma excelente opção aos veranistas.
Entre as atrações abertas à visitação estão o Parque Estadual do Palmito e Ilha do Mel, em Paranaguá; Pico Paraná, em Antonina; Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos; e o Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes. Andreguetto reforçou que a segurança e o lazer do turista são as maiores prioridades do órgão ambiental e que, tanto os planos de prevenção quanto os de manejo foram plenamente aplicados em todo o Estado.
É recomendado que, antes de se aventurar, o cidadão pesquise a duração, dificuldades e riscos de trajetos que pretenda fazer, compartilhe sua localização com alguém de confiança, leve uma mochila com comida, água, aparelho celular carregado, consulte as condições do tempo antes de ir e avalie suas condições físicas para fazer certas trilhas e passeios. (Repórter: Wyllian Soppa)