Com fim de derrocagem e calado de 13,1 metros, Porto de Paranaguá amplia produtividade
04/12/2024
A produção operacional da Portos do Paraná será ainda mais significativa com o aumento de 30 centímetros no calado em diversos pontos da Baía de Paranaguá. Com isso, a capacidade de carregamento dos navios de granéis sólidos, por exemplo, vai ter um aumento de cerca de duas mil toneladas, tanto para o recebimento quanto para o embarque no Porto de Paranaguá. A atualização do calado, que corresponde à distância entre o ponto mais profundo da embarcação e a superfície da água, entrou em vigor no final de novembro. Gabriel Vieira, diretor de operações da Portos do Paraná, explicou que as intervenções permitiram resultados melhores de movimentação nos terminais. // SONORA GABRIEL VIEIRA //
Ao todo, 11 berços e dois píeres tiveram aumento de calado. A obra de derrocagem, concluída em novembro, consistiu na remoção da ponta de um maciço rochoso submerso na área de manobra do Porto de Paranaguá, conhecido como Pedra da Palangana. Esse obstáculo, considerado perigoso para a navegação, limitava a capacidade e o tráfego de navios na entrada da Baía. Ao todo, foram removidos aproximadamente 20 mil metros cúbicos de rocha, o que representa apenas 10% da formação rochosa total. (Repórter: Gustavo Vaz)
Ao todo, 11 berços e dois píeres tiveram aumento de calado. A obra de derrocagem, concluída em novembro, consistiu na remoção da ponta de um maciço rochoso submerso na área de manobra do Porto de Paranaguá, conhecido como Pedra da Palangana. Esse obstáculo, considerado perigoso para a navegação, limitava a capacidade e o tráfego de navios na entrada da Baía. Ao todo, foram removidos aproximadamente 20 mil metros cúbicos de rocha, o que representa apenas 10% da formação rochosa total. (Repórter: Gustavo Vaz)