Com atuação em 11 cidades, mutirão do IAT completa dez dias de trabalho no RS

22/05/2024
A equipe de voluntários do IAT, Instituto Água e Terra, completou nesta quarta-feira dez dias de atuação ininterrupta para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. São atualmente 67 técnicos do órgão ambiental à disposição da Defesa Civil local. O grupo está trabalhando em duas frentes: limpeza urbana e distribuição de água potável por meio de caminhões-pipa; e no resgate de pessoas, animais e apoio logístico com embarcações e caminhonetes 4x4. Neste momento, a ação de limpeza pública de ruas, praças, escolas, creches e hospitais, entre outros espaços. O chefe do escritório regional do IAT em Irati e um dos coordenadores da operação, Jonas André Bankersen, explica a distribuição das equipes. // SONORA JONAS BANKERSEN //

O apoio será estendido com a chegada de nove novos caminhões-pipa cedidos por cidades vinculadas à regional do IAT de Ivaiporã, no Vale do Ivaí. Como cinco veículos tiveram de retornar para o Paraná, o comboio conta atualmente com 35 caminhões. Já a assistência logística, com o suporte de sete caminhonetes 4x4 e cinco barcos para resgates, colabora com a distribuição de alimentos, água e medicamentos e no transporte de insumos e mantimentos. Essa parte do grupo, com 22 pessoas, ficará concentrada a partir desta quinta na região do Lago Guaíba, em Porto Alegre. A previsão é que a força-tarefa siga pelo menos até o dia 29 de maio no Rio Grande do Sul. O Paraná está apoiando as cidades do Rio Grande do Sul afetadas por desastres com o envio de forças de segurança, equipamentos e alimentos. Foram enviados bombeiros para resgates, policiais militares para prevenir roubos, policiais civis para auxiliar as autoridades locais e profissionais da Polícia Científica. A Defesa Civil do Paraná enviou mais de 8,4 mil toneladas de alimentos e mantimentos arrecadados pela campanha SOS RS. Além disso, foram enviadas viaturas, caminhões-tanque, embarcações, helicópteros, bolsas de sangue, medicamentos e profissionais de diversas áreas. (Repórter: Gabriel Ramos)