Com apoio das Regionais de Saúde, municípios realizam mutirão de combate à dengue

22/04/2024
Neste fim de semana aconteceram várias ações de combate à dengue no Sudoeste, Centro-Sul e Noroeste. As mobilizações para a remoção de criadouros e conscientização da população tiveram o envolvimento e participação de equipes da Secretaria de Estado da Saúde, dos Agentes Comunitários dos municípios, das polícias Militar e Penal, do Exército Brasileiro, órgãos municipais e organizações da sociedade civil. As equipes da pasta, por meio das Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Maringá e Guarapuava fizeram visitas aos domicílios, distribuíram material informativo, ajudaram na eliminação dos focos do Aedes Aegypti, além de outras iniciativas no enfrentamento da doença. Na Regional de Maringá foi organizado um mutirão no próprio município-sede. Mais de dez quarteirões foram vistoriados, 208 depósitos eliminados e 392 casas visitadas. Em três delas haviam larvas do mosquito. Segundo o último boletim da dengue divulgado pela Secretaria, Maringá é o 4º município com mais casos confirmados da doença no Estado. Já Francisco Beltrão está em 5º lugar nesse ranking. Por conta do atual cenário, no sábado, 90 pessoas estiveram envolvidas no mutirão no bairro Pinheirão e numa atividade de sensibilização na Praça Central. A ação, com o movimento “Unidos contra a Dengue”, é um trabalho conjunto que atua na conscientização da população e verificação e remoção de criadouros na cidade. Na Regional de Guarapuava, as equipes se deslocaram até Rio Bonito, Porto Barreiro, Palmital e Virmond para um trabalho de campo. Toneladas de lixo foram retiradas e foram identificados vários locais com água parada e recipientes com prováveis criadouros. No decorrer da semana passada também aconteceram 400 palestras sobre o tema em escolas municipais e hospitais da região. (Repórter: Gustavo Vaz)