Com 6 milhões de trabalhadores, Paraná alcança maior número de pessoas ocupadas da história

17/05/2024
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua, do IBGE, aponta que o Paraná alcançou o número de seis milhões de pessoas ocupadas no primeiro trimestre de 2024, o maior patamar da série histórica em números absolutos. No último trimestre do ano passado eram cinco milhões e 900 mil, no primeiro trimestre de 2023, cinco milhões e 700 mil. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira. Com isso, o nível geral de ocupação voltou a subir e chegou a 62,3% no Paraná, melhor resultado desde o terceiro trimestre de 2022. No último trimestre de 2023 o índice era de 61,9%. A taxa de desocupação do Paraná ficou em 4,8% no primeiro trimestre de 2024, a quarta menor do País, atrás do Mato Grosso, Rondônia e Santa Catarina. O resultado é bem superior à média nacional, que encerrou o período de janeiro a março em 7,9%. Esse é o quarto trimestre seguido em que a taxa fica abaixo de 5% no Paraná. A taxa de informalidade do Paraná também é baixa no comparativo com a média nacional. Ela ficou em 31,3% no primeiro trimestre, enquanto a do Brasil encerrou com de 38,9% da população ocupada. A taxa de subutilização também ficou abaixo da média nacional. No primeiro trimestre de 2024, ela fechou em 10,5% no Paraná, enquanto a média nacional encerrou em 17,9%. Ainda de acordo com a pesquisa, o rendimento médio real mensal habitual foi estimado em três mil, 123 reais no primeiro trimestre de 2024, crescendo tanto em relação ao trimestre imediatamente anterior e quanto relação ao primeiro trimestre de 2023. (Repórter: Victor Luís)