Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

20/04/2024
Esta sexta-feira foi um marco para dezenas de famílias do município de Primeiro de Maio, região norte do Estado. A Cohapar entregou as chaves das 30 residências do Jardim Geraldo Fernandes de Almeida aos novos moradores. No evento, também foram entregues 45 escrituras públicas aos titulares de imóveis financiados e quitados pela Companhia. A obra, cujo investimento total superou quatro milhões e 400 mil reais, é fruto da parceria entre a Cohapar, a Prefeitura de Primeiro de Maio e a construtora H3 Empreendimentos Imobiliários. Dentre os beneficiários do residencial, 29 deles receberam 15 mil de subsídio cada, através do Programa Casa Fácil Paraná, para ajudar no custeio do valor de entrada dos imóveis. Além do recurso, destinado a famílias com renda de até três salários mínimos, os contemplados puderam usufruir de descontos variáveis por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, e tiveram a possibilidade de usarem o FGTS para abater o saldo devedor. Já a contrapartida municipal garantiu a doação do terreno para a construção do empreendimento. As casas possuem padrões arquitetônicos com metragens de 44 e 47m² e foram construídas em lotes que permitem ampliações futuras. O financiamento, realizado junto a Caixa Econômica Federal, pode ser feito em até 360 meses e as prestações variam de 363 a 1032 reais, custo mais acessível que a média do valor do aluguel no município. Já a regularização fundiária faz parte da modalidade de Escrituração Direta, do Programa Casa Fácil, que oferece aos titulares e ocupantes, com posse devidamente comprovada, a oportunidade de escriturar a propriedade por um preço reduzido. A iniciativa prevê também descontos em taxas e custas cartorárias no momento do registro e, graças à articulação junto a Prefeitura, os mutuários puderam contar com a isenção da cobrança do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. (Repórter: Gustavo Vaz)