Cerca de 300 famílias de Bandeirantes, no Norte Pioneiro, recebem donativos arrecadados pelo Instituto Água e Terra

09/08/2021
Cerca de 300 famílias de Bandeirantes, no Norte Pioneiro do Estado, vão receber durante esta semana cestas básicas e roupas arrecadadas por meio da ação social do IAT, Instituto Água e Terra.
O órgão, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, faz a troca de mudas de árvores nativas por doações através dos 21 Escritórios Regionais para atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo é promover o reflorestamento com o plantio de árvores nativas frutíferas e ornamentais nos quintais e chácaras. Em Bandeirantes, foram distribuídas 4 mil mudas de árvores nativas como Uvaia, Jabuticaba, Ipês, entre outras.
De acordo com o chefe regional do IAT em Cornélio Procópio, João Carlos Ferreira, foram arrecadadas 2 mil e 700 toneladas de alimentos, 250 quilos de ração e 300 peças de roupas. //SONORA JOÃO CARLOS FERREIRA//
As doações foram encaminhadas ao município para que faça a distribuição. De acordo com a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Bandeirantes, Simone Beatriz Fuck Von Der Osten, as doações foram destinadas para a Secretaria de Ação Social atendem pessoas já cadastradas nos programas sociais da prefeitura e também famílias que perderam renda durante a pandemia.
A troca de mudas de árvores nativas por alimentos, roupas, sapatos e ração é uma maneira que o órgão ambiental estadual encontrou de promover a solidariedade, auxiliar famílias impactadas pela pandemia e também de chamar a atenção para a preservação do meio ambiente.

As mudas são provenientes dos 19 viveiros do Instituto, que produzem cerca de 3 milhões de mudas por ano de 100 espécies nativas, inclusive ameaçadas de extinção, como imbuia e araucária. Até o momento, 18.050 mudas foram doadas e mais de 16 toneladas de alimentos arrecadadas e distribuídas para a população. (Repórter: Flávio Rehme)