Centro de informações a migrantes fez 13,5 mil atendimentos em pouco mais de dois anos

29/04/2021
O Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas, órgão do Governo do Estado, vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, realizou de 2019 para cá 13.538 atendimentos, sendo 482 somente no primeiro trimestre deste ano. Desde a criação, em 2016, o Centro realizou 19.784 atendimentos.
Mesmo durante a pandemia, com atendimento online, o Centro de Informação não parou com as orientações sobre os serviços públicos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (41) 3224-1979 ou pelo e-mail: ceim@seju.pr.gov.br
O secretário da Justiça, Família e Trabalho Ney Leprevost disse que o volume de atendimentos demonstra o compromisso da atual gestão em receber com dignidade as famílias que vêm em busca de uma nova vida e novas oportunidades.
O maior número de atendimentos, neste ano, é de pessoas vindas da Venezuela, Cuba, Haiti, Peru, Angola e Colômbia. As principais demandas são para regularização de documentos, atendimento psicossocial, busca de uma vaga de emprego e revalidação de diploma.
De acordo com os dados da Secretaria, a maioria dos migrantes que procura o Centro tem entre 30 e 59 anos e é formada por homens, que buscam trabalho, orientação para elaboração de currículo e para reinserção no mercado de trabalho. O migrante pode ainda buscar atendimento para revalidar no Paraná o ensino fundamental e médio, além de se matricular no ensino regular.
Também há a possibilidade de encaminhamento para o mercado de trabalho. Para isso, é feito o cadastro no portal do Ministério do Trabalho, verificação de vagas disponíveis, elaboração e impressão de currículos, organização de documentação para contratação, orientação profissional e informações sobre cursos de qualificação profissional e agendamento de atendimento para emissão da carteira de Trabalho.
No campo jurídico, é feito todo o acompanhamento legal para que seja possível regularizar o estatus migratório, distribuição de informações sobre o acesso à justiça gratuita, regularização documental, tipos de vistos, autorização de residência e solicitação de refúgio.
Na assistência social, são prestados atendimentos com a interlocução dos órgãos, como Centros de Referência da Assistência Social e Centros de Referência Especializados da Assistência Social, além de Centros POP.
Também há interlocução com entidades da sociedade civil referente a casos de acolhimento e recepção de migrantes, encaminhamentos para a realização do cadastro único para verificação de benefícios eventuais e a intermediação de acolhimento institucional. (Repórter: Flávio Rehme)