Centro de atendimento à mulher vítima de violência completa 15 anos no Paraná

26/05/2021
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, do Governo do Estado, completa 15 anos de atendimento. Vinculado ao Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, o Centro de Referência tem como objetivo dar um novo sentido à vida das mulheres, fazendo o acolhimento e o atendimento humanizado.
Segundo relatório feito pelo Centro, nestes 15 anos foram recebidas 3.506 mulheres, registrando 28.364 atendimentos. A faixa etária está entre 30 e 45 anos e a grande maioria é provedora no sustento do núcleo familiar.
Segundo Mara Sperandio, chefe do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, uma das ações implementadas nesta gestão do governo estadual foi intensificar o atendimento nos municípios, através de unidades móveis, chamadas de Ônibus Lilás. Somente no ano de 2019 foram 1.639 atendimentos em 98 municípios. São espaços preparados e equipados para circular de forma itinerante e com atendimento individual, sigiloso e humanizado para garantir a privacidade das vítimas.
As principais violências registradas são a verbal e a física. Somente no primeiro trimestre de 2021 houve um aumento de quase 50% de ocorrências, se comparado ao ano anterior. Esse ano, já foram 29 novos casos, que geraram 220 atendimentos de caráter psicológico, social e jurídico. Em 2020, foram registrados 55 casos, com 503 atendimentos abertos.
Na forma presencial, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher segue os atendimentos mediante agendamento de horário, feito pelo telefone (41) 3338-1832, da uma hora às 5 horas da tarde. Os canais para denúncia são os telefones 180, nacional e 181, estadual, que funcionam 24 horas por dia. (Repórter: Flávio Rehme)