Centro de Odontologia Digital da UEPG será voltado a pesquisas e aperfeiçoamento

01/12/2020
A Universidade Estadual de Ponta Grossa está implantando um centro de Odontologia Digital para desenvolver pesquisas científicas e ações de aperfeiçoamento profissional de estudantes de graduação e pós-graduação da Medicina Dentária. A nova unidade também vai capacitar técnicos em prótese dental, que atuam em usinagem de peças protéticas, na área da Odontologia Digital. Orçada em 921 mil reais, a inciativa conta com recursos provenientes do Fundo Paraná, amparado pelo programa Paraná Mais Ciência. Desse montante, 567 mil são destinados a investimento e 354 mil, à cobertura de despesas de custeio. Já foram liberados 723 mil reais, o que equivalente à execução técnica de 60% do projeto, iniciado no ano passado. O Fundo Paraná é gerido pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
De acordo com o coordenador de Ciência e Tecnologia da superintendência, Paulo Renato Parreira, a Odontologia passa por transformações tecnológicas, exigindo cada vez mais dos profissionais o aperfeiçoamento em novas modalidades de tratamento e o uso de novas tecnologias.// SONORA PAULO RENATO PARREIRA.//

Vinculado ao Departamento de Odontologia, no Setor de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPG, no Campus Uvaranas, o centro de Odontologia Digital é pioneiro entre as universidades públicas brasileiras. Sob a coordenação dos professores Giovana Mongruel Gomes e João Carlos Gomes, a unidade também vai atender demandas de tratamento dentário restaurador e estético da população de baixa renda de Ponta Grossa e outras cidades da região dos Campos Gerais. Segundo o professor João Carlos, o projeto é desenvolvido em etapas. Primeiro, foram adquiridos os equipamentos e softwares do laboratório para os procedimentos na área de Odontologia Digital e usinagem de peças cerâmicas protéticas. Na sequência, foram selecionados oito bolsistas, entre estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UEPG, que vão atuar nessa nova técnica de restauração odontológica.// SONORA JOÃO CARLOS GOMES.//

Desde julho, os bolsistas estão ministrando cursos, palestras e aulas expositivas sobre Odontologia Digital para os estudantes da graduação da UEPG, na disciplina de Odontologia Estética. A expectativa é que o novo centro de Odontologia Digital da UEPG inicie as atividades entre fevereiro e março de 2021, quando serão aplicados os procedimentos clínicos e laboratoriais em pacientes, no campo da Odontologia Restauradora. A nova unidade também deve desenvolver pesquisas, e os resultados serão apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais e publicados, por meio de artigos científicos, em revistas especializadas, contribuindo para a disseminação do conhecimento e elevando o conceito da universidade. (Repórter: Amanda Laynes)