Centro da UEM desenvolve pesquisa genética com abelhas em Diamante do Norte

25/04/2024
Um estudo do CRN, Câmpus Regional do Noroeste, da Universidade Estadual de Maringá, em Diamante do Norte, prevê a implantação de um centro de produção de rainhas de abelhas Apis mellifera africanizada, com foco em seleção e melhoramento genético, para incentivar produtores de mel da região. Ele é coordenado pela zootecnista Alessandra Benites, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e orientanda do professor Vagner Toledo. No último sábado foi realizado o 1º Dia de Campo de Apicultura na cidade, reunindo estudantes, professores, servidores técnicos e parceiros da UEM. 27 produtores locais de mel, vinculados à Associação dos Apicultores Orgânicos do Rio Paraná e à Cooperativa dos Apicultores do Rio Paraná participaram do encontro. Os apicultores foram capacitados e poderão, no futuro, receber as abelhas melhoradas geneticamente no CRN e na Fazenda Experimental de Iguatemi. Para viabilizar a implantação do centro de produção de rainhas, que está em fase de desenvolvimento, cada produtor doou uma colônia de abelhas com objetivo de aumentar a variabilidade genética do plantel. A futura introdução de rainhas geneticamente melhoradas deve potencializar a produção de mel dos apicultores. A capacitação aos produtores envolveu palestras sobre sanidade apícola, nutrição, seleção genética, introdução de rainhas, técnicas de manejo e aspectos econômicos da apicultura. O Paraná é o segundo principal produtor nacional de mel, com sete mil 844 toneladas produzidas pela espécie Apis mellifera em 2020, o que representa 15,2% de toda produção nacional. (Repórter: Felippe Salles)