Câmpus de Goioerê, da Universidade Estadual de Maringá, comemora 30 anos e inaugura curso de Física Médica

10/08/2021
Como parte do calendário oficial de comemorações dos 66 anos da cidade e dos 30 anos do Câmpus Regional de Goioerê da UEM, Universidade Estadual de Maringá, aconteceu nesta segunda-feira a revelação de duas placas comemorativas do Câmpus e da inauguração do curso de Física Médica.
Aos 30 anos, o Câmpus Regional de Goioerê é um importante instrumento para o desenvolvimento regional e a infraestrutura local melhorou muito nos últimos anos, após as obras de pavimentação asfáltica, instalação de novos laboratórios, climatização de vários ambientes e a chegada de equipamentos para pesquisas avançadas.
O prefeito de Goioerê, Betinho, ressaltou que há 30 anos foi plantada uma semente e que hoje dá bons frutos. Segundo ele, só existe desenvolvimento por meio da educação.
O diretor do Câmpus, Gilson Croscato, afirmou que a instituição tem dado uma contribuição importante para toda a microrregião ao longo dos 30 anos de existência.
Nascido em 10 de agosto de 1991, numa cidade com quase 30 mil habitantes, a cerca de 150 quilômetros de Maringá, o Câmpus Regional de Goioerê é da gestão de Décio Sperandio e Luiz Antonio de Souza, reitor e vice-reitor da UEM à época.

Goioerê já se destacava no cenário nacional como maior produtor de algodão do Brasil e também pela instalação de empresas de confecção, fiação e malharias, que fortaleciam o setor têxtil. A instalação da graduação em Engenharia Têxtil representou um grande desafio, porque havia apenas um curso desta natureza no País, oferecido pelo atual Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo.
Em 2011, diante da necessidade de expandir a oferta das graduações, foram criados mais dois cursos presenciais: Licenciatura em Física e Engenharia de Produção. Da mesma maneira que Física Médica, iniciada agora, as demais graduações estão concentradas nos departamentos de Engenharia Têxtil e de Ciências.
Para saber mais detalhes e informações sobre o Câmpus Regional de Goioerê, basta acessar o site www.aen.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)