CGE verifica serviço de travessia da Baía de Guaratuba, no Litoral

18/12/2021
Com a aproximação do período de festas e férias, o movimento na travessia do ferry boat na Baía de Guaratuba, no Litoral, aumenta a cada dia. Para assegurar que esse serviço funcione de maneira adequada, a Controladoria-Geral do Estado tem feito acompanhamentos no local. A última ação foi realizada nesta sexta-feira e sábado pela manhã, períodos considerados de maior movimento no fim de semana. Foi feita pesquisa de satisfação com os usuários do serviço, por meio do programa CGE Itinerante. O trabalho foi motivado por reclamações que chegaram à Ouvidoria-Geral, sobre situações de demora na fila e sobre a qualidade das embarcações, em parte motivadas pelo incidente ocorrido há alguns dias, quando uma balsa ficou à deriva por cerca de uma hora. O órgão responsável pelo contrato de concessão com a empresa BR Travessias, responsável, desde abril, pelo serviço, é o Departamento de Estradas de Rodagem. O contrato, disponível no site do DER, estabelece tempo de espera máximo, da cabine de cobrança ao embarque, de até 22 minutos na alta temporada e 32 minutos na baixa temporada. A equipe do CGE Itinerante constatou que, na noite de sexta-feira, a espera ultrapassou o tempo contratual. Porém, no sábado pela manhã, o tempo até o embarque ficou abaixo do determinado. O não cumprimento dos prazos contratuais pode gerar multas e outras sanções. A CGE orienta a todos os usuários desse serviço que, diante de qualquer problema, relatem à Ouvidoria-Geral pelo telefone 0800 041 1113; pelo WhatsApp (41) 3883-4014; ou clicando nos ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponíveis em todos os sites do Governo do Estado. O DER também fiscaliza a qualidade do serviço prestado e o tempo de travessia. Esse controle será feito durante toda a operação Verão Paraná – Viva a Vida, até março. (Repórter: Wyllian Soppa)