CGE adota ferramenta que dará mais transparências às solicitações feitas à Ouvidoria

02/12/2021
A CGE, Controladoria-Geral do Estado do Paraná, anunciou nesta quarta-feira a nova ferramenta que vai ajudar a administração pública e dar mais transparência às solicitações da Ouvidoria. O modelo foi apresentado para a equipe da Controladoria-Geral de Santa Catarina, que conheceu um pouco do trabalho e dos sistemas usados nas atividades de ouvidoria e controle no Paraná. A equipe catarinense visita parceiros de atividade que são referência no Brasil para conhecer os sistemas informatizados de ouvidoria e de acesso à informação usados em outros estados. Só neste ano, no Paraná, já foram atendidas 151 mil 129 manifestações de cidadãos, contra 130 mil 966 em todo o ano passado. A gerente de Promoção do Controle Social da CGE catarinense, Carolina da Silva, destacou que o Paraná tem muitos avanços nas áreas de ouvidoria e transparência.// SONORA CAROLINA DA SILVA.//

Um dos avanços nessas áreas é o CGEOuv+, uma plataforma de dados para recebimento de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios na Ouvidoria do Paraná, baseado no sistema Sigo. Por essa ferramenta, o gestor tem condições de acompanhar como o serviço prestado ao cidadão está sendo avaliado e se há necessidade de intervenção. Parte das informações está disponível para a população, aumentando a transparência com relação às manifestações do cidadão ao Governo do Estado. Uma lei, que trata sobre direitos do usuário dos serviços públicos, determina a elaboração de relatórios anuais com as estatísticas de atendimento. Mas com a plataforma, o gestor pode consultar os dados diariamente. O contato com a Ouvidoria-Geral do Estado pode ser feito pelo telefone 0800-041-1113, pelo WhatsApp (41) 3883-4014, pela internet nos sites do Governo do Estado, ou presencialmente, na Rua Mateus Leme, número 2.018, Curitiba. (Repórter: Felippe Salles)