Boletim do Estado aponta crescimento de turistas em atrativos do Paraná
16/01/2025
O Paraná encerrou 2024 com resultados expressivos no turismo, consolidando-se como um dos principais destinos do Brasil. Segundo o Boletim de Dados Turísticos da Secretaria do Turismo, divulgado nesta quinta-feira, houve aumento nas visitações aos principais pontos turísticos do Estado, incluindo parques, atrativos culturais e destinos regionais. O Parque Nacional do Iguaçu recebeu quase 1 milhão e 900 mil visitantes em 2024, superando o número registrado em 2023. Em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer teve crescimento de mais de 95% no público, enquanto o movimento na Ilha do Mel aumentou 18%. Já as Unidades de Conservação, administradas pelo IAT, Instituto Água e Terra, registraram crescimento médio de 2,3% nas visitações. Os dados foram coletados junto à gerência dos atrativos, secretarias municipais de turismo e Unidades de Conservação. Todas as informações estão disponíveis no Sistema de Inteligência Turística, plataforma que reúne estatísticas e levantamentos sobre o setor no Estado. Para 2025, a Secretaria de Estado do Turismo e o Viaje Paraná planejam intensificar campanhas promocionais no Brasil e no exterior, com foco na América do Sul e Europa, para atrair mais turistas estrangeiros aos destinos paranaenses. Entre os destaques do Boletim de Dados Turísticos, estão as Unidades de Conservação, que tiveram crescimento de 2,3% no total de visitações, passando de 506 mil em 2023 para 518 mil no último ano. A Ilha do Mel registrou aumento no número de visitantes em 2024, refletindo a busca por turismo sustentável. O Parque Estadual da Serra da Baitaca, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu mais de 73 mil visitantes. O Parque Estadual do Monge, na Lapa, teve cerca de 42 mil e 200 visitas, e o Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, registrou quase 22 mil visitantes. Lorena Frandini, chefe da Divisão de Unidades de Conservação do IAT, atribui o aumento ao interesse crescente por atividades que conectam os viajantes à natureza e promovem a consciência ambiental. // SONORA LORENA FRANDINI //
O Boletim de Dados Turísticos completo está disponível no site da Agência Estadual de Notícias, o aen.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos)
O Boletim de Dados Turísticos completo está disponível no site da Agência Estadual de Notícias, o aen.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos)