BRDE e Ancine fortalecem parceria e planejam novas linhas de crédito de R$ 200 milhões

10/03/2022
Após oferecer crédito emergencial a empresas do setor audiovisual por causa a pandemia, o BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, e a Ancine, Agência Nacional de Cinema, fortalecem parceria para lançamento das Linhas de Crédito 2022, no valor estimado de 200 milhões de reais, para investimentos em equipamentos, novas tecnologias e capacitação na indústria desse setor. É o início da segunda fase do Plano de Ação do Novo FSA, sendo os editais “Novas Tecnologias, Inovação e Acessibilidade” e “Digitalização de Salas de Exibição”. As inscrições estão já estão abertas por meio desses editais e vão até quatro de maio. O diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, se reuniu com o diretor-presidente da Ancine, Alex Braga Muniz, para tratar da ampliação de operações de investimento e crédito gerenciadas pelo banco, com recursos do FSA, Fundo Setorial do Audiovisual.
Os gestores das duas instituições acreditam ser necessárias ações que possibilitem a capacitação em gestão financeira para as empresas do setor. Outro ponto destacado na reunião foi o esforço contínuo de descentralização de recursos que a Ancine vem implementando. Em 2021, 57% dos contratos da Ancine foram fechados com proponentes de fora do eixo Rio-São Paulo. Além disso, a agência vem trabalhando para ampliar a abrangência da Lei do Audiovisual para que atenda também projetos de ações sociais. Segundo Alex Braga, este é um divisor de águas na forma de atuação da agência, que até então se concentrava apenas em fomentar produção e distribuição. // SONORA ALEX BRAGA MUNIZ //

Para este ano, é projetada a disponibilização de 400 milhões de reais para investimentos via editais de fomento, além dos recursos já destinados ao crédito. Os diretores da Ancine solicitaram contribuições da equipe do banco para propostas de novas linhas. Esses incentivos preveem prazos, custos e carências subsidiados, com a possibilidade de subsídios nas taxas de juros. (Repórter: Gustavo Vaz)