BRDE disponibiliza 307 milhões de reais para projetos de energias renováveis

20/11/2020
O BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, realizou importantes operações na contratação de financiamentos nas áreas de energias renováveis, inovação e infraestrutura, fomentando recursos para ações de eficiência energética. No Paraná, desde janeiro, já foram 307 milhões de reais em créditos, 83% mais que todo financiamento no ano passado. Este montante inclui ações e o planejamento do BRDE na cooperação de fortalecimento à promoção e ao alcance dos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, na Região Sul do País. De acordo com Wilson Bley Lipski, vice-presidente e diretor de Operações do banco, o BRDE demonstra ser uma instituição financeira vanguardista, apoiando projetos sustentáveis com a preocupação de uso de recursos com efetividade à promoção da energia limpa em todos os ramos de atividades.
Os projetos apoiados constroem um plano para a implantação, modernização ou repotencialização de unidades geradoras de energia energias renováveis, assim como a aquisição de turbinas, geradores fotovoltaicos, aerogeradores e outros equipamentos para geração de energia e capital de giro associado. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, o BRDE viabilizou financiamento total para o projeto inovador do Recanto Cataratas Thermas & Resort. A ação contempla a instalação de uma planta de geração de energia fotovoltaica no estacionamento do empreendimento. O valor total do investimento será de aproximadamente 14 milhões e 700 mil reais. Outro projeto em andamento é o da empresa Ilumina Guarapuava, vencedora do processo licitatório, de 2019, de prestação de serviços, incluindo a operação, modernização, ampliação, eficientização energética e manutenção do Parque Municipal de Iluminação Pública. O BRDE financiará o valor de 16 milhões e 500 mil reais, sendo o montante total de investimentos de 20 milhões e 200 mil para a primeira etapa do projeto. Outros detalhes podem ser conferidos em www.brde.com.br, ou nas redes sociais, pesquisando @brdeoficial. (Repórter: Wyllian Soppa)