Audiência pública apresenta detalhes da licitação do transporte da RMC

28/03/2024
A Amep, Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, promoveu nesta quarta-feira uma audiência pública para apresentar e debater o projeto da licitação do transporte público da Região Metropolitana de Curitiba. Reunindo representantes dos municípios, empresas, entidades de classe e usuários, a audiência é a última etapa externa antes da licitação, prevista para ocorrer ainda neste ano na Bolsa de Valores, em São Paulo. No encontro, no Canal da Música, em Curitiba, foram apresentados os estudos que baseiam o edital de licitação, elaborados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A concessão do transporte metropolitano é inédita no Paraná e busca regulamentar e trazer a segurança jurídica necessária à gestão dos ônibus que operam na Rede Integrada de Transportes da Região Metropolitana. O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destaca a importância dessa etapa para consolidação da licitação.// SONORA GILSON SANTOS.//

As contribuições da audiência pública, que também foi transmitida online, e da consulta pública realizada no final do ano passado, vão ser avaliadas pela Amep e podem ser incluídas no edital final. Os documentos ainda vão passar por análise e validação da Agepar, Secretaria da Fazenda e Procuradoria-Geral do Estado, para então ser lançada a licitação. O edital deve ser dividido em quatro lotes, incluindo em cada um as cidades polo e os municípios de menor porte, para que o processo seja atrativo, competitivo e igualitário. As empresas que apresentarem a proposta mais vantajosa ao Estado, ou seja, com menor custo por quilômetro rodado, vão arrematar os contratos por 12 anos. Com o transporte de mais de 50 milhões de passageiros anualmente, o sistema de transporte público metropolitano abrange atualmente 19 municípios, na ligação com Curitiba. Um dos diferenciais da nova licitação é a inclusão de todos os 28 municípios da Grande Curitiba. O novo modelo também prevê ônibus mais novos, com uma idade média da frota de seis anos, sistema de bilhetagem eletrônica e operação com créditos virtuais, Wi-Fi e sistema de segurança. O objetivo é ampliar a capacidade do sistema, mantendo o nível de qualidade do serviço de transporte público de passageiros. Todos os detalhes em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)