Após recesso, Farmácia Ensino da UEM reabre nesta terça-feira

24/01/2022
A Farmácia Ensino, da UEM, Universidade Estadual de Maringá, retoma nesta terça-feira, os atendimentos farmacêuticos e de vendas oferecidos à sociedade. Toda a comunidade universitária e externa são atendidas pela farmácia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã às 11 e 35 e da uma e meia da tarde às 5 horas, no Bloco Q-04 do câmpus sede. Um benefício que os servidores da universidade têm é a possibilidade de desconto dos gastos na folha de pagamento. Para os demais, a opção de pagamento é à vista, em espécie. Além das vendas de medicamentos e perfumarias, a farmácia disponibiliza outros serviços, como a aplicação de medicamentos injetáveis, aferição da pressão arterial, verificação da temperatura corporal e acompanhamento farmacoterapêutico, por meio do fornecimento de informações e orientações voltadas para a promoção do uso racional de medicamentos. Há também o setor de manipulados. O espaço também acolhe atividades de ensino, uma vez que os alunos do 5° ano do curso de graduação em Farmácia realizam estágio curricular obrigatório, com supervisão de docentes e apoio de servidores técnicos. Além disso, estágios extracurriculares destinados a todos alunos do curso de Farmácia funcionam por meio de projetos de extensão e pesquisa. Desde os primeiros meses da pandemia, a Farmácia Ensino passou a atender por meio de agendamento eletrônico prévio e atendimento presencial e individual. No setor de Manipulação, no câmpus de Maringá, toda a produção durante o primeiro ano da pandemia foi realizada dentro do mais rígido controle de qualidade, seguindo as boas práticas de manipulação, de acordo com a legislação vigente. A Farmácia trabalhou na produção de álcool em gel 70% para desinfecção de mãos na UEM e no Hospital Universitário Regional de Maringá; na produção de álcool líquido antisséptico 70% para desinfecção de bancadas, pisos e lavagem das mãos na UEM e HU, além disso, na produção de lote de omeprazol suspensão para atender demanda específica do HU, em vista da dificuldade de compra desse medicamento na época. (Repórter: Wyllian Soppa)