Após perícia, drone reforça segurança em prisão de Ponta Grossa, nos Campos Gerais

04/08/2020

Um drone, equipamento aéreo comandado por controle remoto, capturado no mês de maio em Ponta Grossa tentando fazer entrega de itens para detentos em uma cadeia, passou por perícias e agora pode ser usado para ações de segurança. O aparelho foi interceptado durante uma tentativa de entrega de celulares, chips e um isqueiro a presos da Cadeia Pública Hildebrando de Souza. A aeronave então passou por processos de perícia e análise da Polícia Científica, ações que resultaram na realização de uma operação integrada das forças de segurança da região. Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, o trabalho integrado entre as forças de segurança no caso do drone permitiu uma ação da Polícia Civil que resultou na apreensão de outras aeronaves.
O coordenador regional do Depen em Ponta Grossa, Luiz Francisco da Silveira, destacou que o uso da tecnologia vai ampliar a segurança nas unidades.
A apreensão da aeronave aconteceu dia 23 de maio. Outro drone foi apreendido no dia 20 de junho, na mesma unidade prisional. No novo pacote a ser entregue, que ficou preso à serpentina do muro, havia dois celulares, dois cabos USB e um carregador. As duas aeronaves passaram pelos exames de perícia e inspeção. Após investigação, uma operação de cumprimento de mandados de busca e apreensão em três endereços. A ação resultou na apreensão de mais três drones, todos com controles e equipamentos de manutenção. Uma pessoa também foi presa. Já havia contra ele um mandado de prisão por tráfico e roubo. Além disso, ele é suspeito de ser o operador do aparelho, e ainda é irmão de um preso que está e custodiado na Hildebrando de Souza. (Repórter: Rodrigo Arend)