Após oito anos, madeira volta a ser embarcada direto no porão de navio no Porto de Paranaguá
06/08/2021
Operadores do Porto de Paranaguá voltaram a embarcar madeira fora de contêineres. A modalidade de embarque, chamada de break bulk, na qual a carga é colocada direto no porão do navio, está sendo retomada pela primeira vez desde 2013. O embarque mais recente na modalidade foi realizado pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá, no dia 22 de julho. No berço 215, a empresa operadora portuária carregou 1.380 toneladas de madeira direto no porão do navio Hosanger, com destino aos Estados Unidos. Segundo a Diretoria de Operações da Portos do Paraná, as exportações de madeira em break bulk se tornaram uma opção, por causa da necessidade de contornar a crise global de falta de contêineres. Na operação a madeira é embarcada em blocos direto no porão do navio. Como demonstram os dados divulgados nesta semana pelo Ministério da Economia, as exportações do produto estão aquecidas. De janeiro a julho deste ano, o Brasil exportou quatro milhões e 670 mil toneladas de madeira. Foram dois bilhões e 400 milhões de dólares gerados pelo comércio do produto. O Porto de Paranaguá é o terceiro do país que mais exporta madeira. Nos primeiros sete meses de 2021 foram 531.743 toneladas exportadas, quase 11% a mais do que no mesmo período do ano passado. Os principais destinos são Bélgica, Estados Unidos, China, França e Reino Unido. (Repórter: Gustavo Vaz)