Angolanos conhecem o sistema tributário do Paraná

18/12/2019
Um grupo de profissionais de Angola fez uma visita técnica à Receita Estadual do Paraná para conhecer o Sistema de Gestão Tributária, em desenvolvimento na Secretaria da Fazenda. Ele é uma solução integrada para permitir a modernização dos sistemas em uso e oferecer uma visão de 360 graus do sistema e da arrecadação do Estado. Os agentes federais angolanos atuam junto à Administração Geral Tributária de Angola e desenvolvem o Projeto de Implantação do Sistema Integrado de Gestão Tributária, parecido com o paranaense. Segundo o diretor do Comitê de Governança do Sistema de Gestão Tributária, Mérito José de Souza, o trabalho é com três impostos estaduais: sobre Propriedade de Veículos Automotores, sobre Transmissão Causa Mortis e Doação e sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Os técnicos angolanos participaram do dia a dia no trabalho na Receita Estadual. De acordo com a comitiva, o primeiro sistema desenvolvido na Angola começou as operações em 2017 e já contribuiu para o aumento da arrecadação em cerca de 14%. No Paraná, os trabalhos começaram com o IPVA e com o ITCMD, Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, que estão praticamente prontos. Eles estão rodando em paralelo aos sistemas existentes para testes e como piloto em um cartório de Curitiba. (Repórter: Priscila Paganotto)