Alunos da rede pública de Mangueirinha transformam horta em laboratório de cosméticos
12/05/2025
Proposto pelos alunos do Colégio Estadual Professora Hercília França do Nascimento, em Mangueirinha, no Sudoeste do Estado, o projeto “Produção de Cosméticos Naturais: Trabalhando a Sustentabilidade e o Empoderamento Feminino na Escola” propõe uma abordagem multidisciplinar que vem transformando a dinâmica das aulas. A partir do desenvolvimento de cosméticos totalmente naturais, produzidos com elementos da horta da própria escola, os estudantes têm vivenciado na prática o aprendizado de componentes curriculares como ciências da natureza, química e empreendedorismo. Tudo começou em 2023 na horta da escola. Um dos trabalhos propostos aos alunos do Ensino Médio como parte integrante do componente curricular de Ciências da Natureza era a criação de inseticidas naturais a partir de elementos plantados pelos próprios estudantes, no canteiro de hortaliças do colégio. Logo, a atividade ganhou corpo, novas ideias e mais adeptos interessados, desta vez em explorar o universo dos cosméticos. Em sete meses, os cerca de 40 estudantes envolvidos no projeto criaram mais de 100 unidades entre batons, hidratantes labiais, xampus sólidos, sabonetes aromáticos e cremes hidratantes. Em paralelo ao campo das ciências, nasceu a marca HF Cosméticos, fruto da eletiva de Empreendedorismo, também integrante da grade curricular do Ensino Médio. A intenção agora é submetê-los à aprovação de órgãos oficiais, viabilizando a continuidade e expansão da iniciativa. Outro desdobramento do projeto são as joias botânicas, confeccionadas com resina epóxi e fragmentos da natureza coletados e prensados manualmente pelos alunos. Para a diretora Franciele Jaqueline Noll Della Veschia, os efeitos do projeto são visíveis na postura dos estudantes. // SONORA FRANCIELE JAQUELINE NOLL DELLA VESCHIA //
Em novembro do ano passado, esse projeto foi vencedor do concurso “Projeto TransformAção”, promovido pela empresa de energia renovável Engie. (Repórter: Gustavo Vaz)
Em novembro do ano passado, esse projeto foi vencedor do concurso “Projeto TransformAção”, promovido pela empresa de energia renovável Engie. (Repórter: Gustavo Vaz)