Alunos da rede estadual tomam posse como jovens vereadores na Câmara de Curitiba

22/05/2024
Alunos da rede estadual eleitos vereadores mirins por meio do programa Parlamento Jovem Brasileiro foram empossados na Câmara Municipal de Curitiba durante sessão plenária nesta quarta-feira. O programa nacional, idealizado pela Câmara dos Deputados, promove todos os anos a ação que busca desenvolver a educação para democracia, por meio de programas institucionais voltados para estudantes, educadores e sociedade civil. Ao todo, 702 estudantes do ensino médio se candidataram no Paraná, 331 foram eleitos e assumirão nas Câmaras de Vereadores de seus respectivos municípios. No Paraná, o programa é viabilizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, com apoio das câmaras municipais e do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. No Estado o programa está na sexta edição e, neste ano, contou com a participação de 44 escolas estaduais, que reúnem 26 mil alunos. O evento desta quarta-feira contemplou os 20 alunos de Curitiba que, eleitos jovens vereadores, assinaram termo de posse e participaram das tradicionais solenidades que inauguram as legislaturas da Câmara, oficializando o início dos mandatos, a serem cumpridos nas instituições de ensino onde estão matriculados: o Colégio Estadual Cívico Militar Yvone Pimentel e o Colégio Estadual Santa Gemma Galgani, ambos em Curitiba. Proposta no mês de março e executada no mês de abril, a atividade engajou os estudantes a atuarem em diversas frentes de uma campanha eleitoral. (Repórter: Nathália Gonçalves)