Alimentos da agricultura familiar enriquecem a merenda da rede estadual de ensino

31/03/2021
Produtos da agriculta familiar enriquecem a alimentação dos estudantes da rede estadual de ensino e contribuem para motivar hábitos saudáveis. O Governo do Estado firma contratos com cerca de 180 cooperativas e associações de pequenos produtores para garantir a entrega desses itens às mais de duas mil e cem escolas. As unidades recebem cerca de 700 mil quilos de alimentos a cada 15 dias neste momento de pandemia, a entrega padrão é semanal. Até o final do ano devem ser entregues 12 milhões e 300 mil quilos.
A compra oferece gêneros alimentícios diversificados, sazonais e produzidos próximos às escolas. São frutas, hortaliças, legumes, tubérculos, temperos, leite, panificados, ovos, sucos, iogurte, feijão e arroz, entre outros adquiridos de mais de 25 mil pequenos produtores paranaenses, o que os auxilia a mantê-los nesta época de pandemia.
Alexandre Modesto Cordeiro, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional, explicou que os contratos assinados permitem que os alunos desenvolvam hábitos alimentares saudáveis. //SONORA ALEXANDRE MODESTO CORDEIRO//
A compra de associações e cooperativas ajuda no desenvolvimento social e econômico de milhares de famílias rurais em todo o Paraná. É o caso da Cooperativa Agropecuária Matoriquense, Coamar, de Mato Rico, região Central do Estado. O presidente da cooperativa, José Maximino Mussato , explicou a importância dessa parceria. //SONORA JOSÉ MAXIMINO MUSSATO//
Nesta quarta-feira, acontece a primeira distribuição deste ano letivo da alimentação escolar para as famílias cadastradas em programas sociais. Além dos produtos da agricultura familiar, também serão destinados cerca de 30% de não perecíveis, que estão em estoque nas escolas estaduais e que seriam destinados à preparação de refeições para os estudantes, caso o ano letivo fosse iniciado de forma presencial. Em 2021, a compra de alimentos beneficia cerca de 220 mil famílias em situação de vulnerabilidade.
Em 2020, o Governo do Estado distribuiu quase 40 mil toneladas de alimentos, um investimento de 187 milhões e 900 mil reais, bem acima de 2019, quando foram distribuídas 23 mil toneladas,(apenas nas escolas, um total de 127 milhões de reais investidos. (Repórter: Flávio Rehme)