Ações virtuais do MON alcançam mais de 3 milhões de pessoas

04/09/2020
O Museu Oscar Niemeyer intensificou a produção de conteúdo virtual, aumentando o público nas redes sociais e propiciando conhecimento e descontração neste período de distanciamento social. As atividades realizadas pelo MON já alcançaram mais de três milhões de pessoas pelas redes sociais da instituição. De acordo com a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, as ações virtuais deixaram de ser apenas informativas para se transformarem em experiências que proporcionam trocas enriquecedoras com quem acessa. Ela destaca que as ações online nasceram de um desafio, mas tornaram-se uma maneira de integrar, conectar e fazer com que as equipes internas do Museu conduzissem esse momento.// SONORA JULIANA VOSNIKA.//
Tradicionalmente realizadas às quartas-feiras e domingos no Museu, as oficinas artísticas foram adaptadas e podem ser feitas a distância, com materiais simples, que geralmente as pessoas têm em casa. Em cinco meses, foram disponibilizadas mais de 40 oficinas, via YouTube, Instagram e Facebook – com alcance superior a 260 mil pessoas. Todo o material pode ser encontrado nas redes sociais, com a hashtag #monemcasa, no canal do YouTube ou no site do Museu. Muitas outras ações foram lançadas pelo MON durante a quarentena, como quiz semanal sobre o mundo das artes, séries temáticas de mediações sobre diversos assuntos, entre eles design, retratos do acervo e curiosidades sobre a arquitetura do Museu, entre outras atividades. O programa Arte Para Maiores, direcionado para o público com mais de 60 anos, também ganhou uma versão virtual, que já alcançou seguidores até mesmo fora do país. Atualmente há 13 exposições disponíveis na página do MON na plataforma Google Arts & Culture. O site do Museu oferece visita virtual 3D a 88 exposições promovidas pelo MON desde 2010. (Repórter: Amanda Laynes)