ANTT publica edital do lote 1 das concessões, que vai trazer R$ 7,9 bilhões de investimentos ao Paraná
12/05/2023
A Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, publicou nesta sexta-feira o edital do primeiro lote da nova concessão rodoviária do Paraná, que envolve trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427 entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. A aprovação do Conselho Diretor do órgão e o aviso de licitação também foram divulgados no Diário Oficial da União. De acordo com o edital, o leilão será no dia 25 de agosto na Bolsa de Valores, a partir das duas horas da tarde. Os interessados que tiverem necessidade de esclarecimentos complementares poderão solicitá-los à ANTT no período de 25 de maio a 26 de junho. A Comissão de Outorga emitirá atas de respostas aos pedidos de esclarecimento até 27 de julho. Depois do leilão, a homologação do resultado será dia 27 de outubro e a assinatura do contrato está prevista para 29 de dezembro. O prazo de concessão é de 30 anos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior comemorou a publicação do edital. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Poderão participar do leilão, segundo o edital, isoladamente ou em consórcio, pessoas jurídicas brasileiras ou estrangeiras; entidades de previdência complementar; e fundos de investimento. O documento também aponta as regras para as proponentes e detalha outros pontos essenciais ao projeto. Com uma extensão total de 473 quilômetros, entre rodovias federais e estaduais, o projeto prevê investimentos de quase 8 bilhões de reais em obras pela empresa vencedora do leilão ao longo dos primeiros anos de contrato. Ele também prevê a necessidade custos operacionais de mais de 5 bilhões de reais. Devem ser gerados cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos. Entre as obras incluídas no pacote deste trecho, está a duplicação completa de um trecho de aproximadamente 157 quilômetros da BR-277; duplicação da BR-373; duplicação da Rodovia do Xisto; duplicação da PR-423; duplicação do Contorno Norte de Curitiba; e faixas adicionais na BR-277, além de faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba. Outros benefícios aos usuários destas rodovias incluem, além dos 344 quilômetros de duplicações, 210 quilômetros de faixas adicionais, 38 quilômetros de terceiras faixas, 44 quilômetros de acostamentos e 31 quilômetros de vias marginais. Também serão construídas 11 passarelas e 60 paradas de ônibus, além de outras 70 Obras de Arte e Especiais. O lote terá cinco praças de pedágio: São Luiz do Purunã, BR-277, Lapa BR 476, Porto Amazonas, BR-277, Imbituva, BR-373 e Irati, BR-277. O leilão vai ocorrer por disputa com base na menor tarifa. A principal novidade é a existência de um aporte para descontos muito altos. As concessões do Paraná estão divididas em seis lotes. O lote 2 deve ser o próximo a ir para leilão e os lotes 3, 4, 5 e 6 ainda passam por análise do Tribunal de Contas da União. (Repórter: Victor Luís)
Poderão participar do leilão, segundo o edital, isoladamente ou em consórcio, pessoas jurídicas brasileiras ou estrangeiras; entidades de previdência complementar; e fundos de investimento. O documento também aponta as regras para as proponentes e detalha outros pontos essenciais ao projeto. Com uma extensão total de 473 quilômetros, entre rodovias federais e estaduais, o projeto prevê investimentos de quase 8 bilhões de reais em obras pela empresa vencedora do leilão ao longo dos primeiros anos de contrato. Ele também prevê a necessidade custos operacionais de mais de 5 bilhões de reais. Devem ser gerados cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos. Entre as obras incluídas no pacote deste trecho, está a duplicação completa de um trecho de aproximadamente 157 quilômetros da BR-277; duplicação da BR-373; duplicação da Rodovia do Xisto; duplicação da PR-423; duplicação do Contorno Norte de Curitiba; e faixas adicionais na BR-277, além de faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba. Outros benefícios aos usuários destas rodovias incluem, além dos 344 quilômetros de duplicações, 210 quilômetros de faixas adicionais, 38 quilômetros de terceiras faixas, 44 quilômetros de acostamentos e 31 quilômetros de vias marginais. Também serão construídas 11 passarelas e 60 paradas de ônibus, além de outras 70 Obras de Arte e Especiais. O lote terá cinco praças de pedágio: São Luiz do Purunã, BR-277, Lapa BR 476, Porto Amazonas, BR-277, Imbituva, BR-373 e Irati, BR-277. O leilão vai ocorrer por disputa com base na menor tarifa. A principal novidade é a existência de um aporte para descontos muito altos. As concessões do Paraná estão divididas em seis lotes. O lote 2 deve ser o próximo a ir para leilão e os lotes 3, 4, 5 e 6 ainda passam por análise do Tribunal de Contas da União. (Repórter: Victor Luís)