74 pássaros apreendidos são devolvidos à natureza na região central do Paraná

20/11/2020
Setenta e quatro pássaros apreendidos nesta semana em cativeiros irregulares nos municípios de Pitanga e Laranjal, no Centro do Estado, foram devolvidos ao habitat natural. Ao todo, as apreensões somaram 102 aves. Outras 28 foram encaminhadas para um criadouro de preservação de papagaios e outros pássaros em Toledo, no Oeste. As aves foram resgatadas por técnicos do IAT, o Instituto Água e Terra, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná. Trata-se de diversas espécies, como sábia, bigodinho, cúrio, azulinho, pintassilgo, papa-capim, canário-da-terra, iraúna, além de trinca-ferro, azulão, melro, pimentão, papagaio baitaca e maritaca-macaranã. Chefe do Núcleo Regional do IAT em Pitanga, Elmiro Genero destacou a atuação dos técnicos durante a ação.// SONORA ELMIRO GENERO.

As aves foram apreendidas durante a Operação Voo Livre, desenvolvida por técnicos dos Escritórios Regionais do IAT em Pitanga, Campo Mourão e Umuarama, com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, de Guarapuava. A bióloga do IAT, Herica Rozário, destacou que estas aves foram retiradas da natureza, então podem ficar estressadas e se tornar agressivas, realizando automutilações e adoecendo até a morte em algumas vezes. Além disso, Herica destacou a importância desses animais no meio ambiente.// SONORA HERICA ROZARIO.//

Antes de soltar as aves na natureza, elas ficaram resguardadas no Escritório Regional do IAT de Pitanga e em uma chácara autorizada pelo órgão ambiental, recebendo os devidos cuidados. O objetivo da Operação Voo Livre foi é fiscalizar os criadores amadores cadastrados no SisPass, Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros, do Ibama. Uma pessoa foi detida por posse ilegal de arma e autuada com multa. Outras 11 também receberam multas emitidas pelo IAT que somam 68 e 500 reais. A pena pelo crime de manter pássaros em situações irregulares é multa de 500 por ave apreendida. Outros detalhes podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)