Jogos de Aventura e Natureza chegam a Curitiba e RMC com 40 modalidades esportivas

As disputas serão na Capital e em São José dos Pinhais, Campo Largo, Campina Grande do Sul e Piraquara. É a primeira vez que os JANs acontecem nesta região. Os destaques são a Taça Brasil de Canoagem e Paracanoagem de Velocidade e o Campeonato Brasileiro de Teqball.
14/05/2024 - 07:30

A edição 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), do Governo do Estado, começa por Curitiba e Região Metropolitana. A partir desta sexta-feira, 17 de maio, e até o dia 02 de junho, mais de 40 modalidades - de terra, ar e água - tomarão conta de diversos espaços da Capital, de São José dos Pinhais, Campo Largo, Campina Grande do Sul e Piraquara. É a primeira vez que os JANs acontecem nesta região.

Em Curitiba, são destaques a Taça Brasil de Canoagem e Paracanoagem de Velocidade (17 a 19) no Parque Náutico, e o Campeonato Brasileiro de Teqball, na Praça Oswaldo Cruz (18 e 19). São torneios de nível nacional que acontecem nos JANs em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a prefeitura da Capital.

Outro evento, que é inédito nos JANs, é o Encontro Internacional do Esporte Escolar, com participação de gestores do esporte na categoria do Brasil e de outros países. Serão diversas modalidades, apresentações, seminários e oficinas realizadas no Parque Barigui, no dia 25 de maio.

Criados pelo Governo do Estado, em 2019, e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos de Aventura e Natureza são uma iniciativa pioneira no Brasil, que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local.

Em 2023, somadas as etapas Litoral, Corredor das Águas (Noroeste), Norte e Angra Doce, mais de 160 mil pessoas se envolveram nas disputas e na torcida.

A primeira etapa foi realizada em Londrina e Alvorada do Sul, no começo de junho. Foram destaques os Jogos Indígenas, o Festival das Famílias e competições de handebol de praia, futebol americano, light kart e street skate. Em seguida, o Litoral sediou o Festival de Inverno, abrangendo Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, oferecendo um amplo leque de modalidades esportivas e atividades culturais.

O mês de setembro foi marcado pela terceira etapa, realizada em Maringá, Marialva, Marilena, Nova Londrina, Terra Rica, Paranavaí, Porto Rico e São Pedro do Paraná, proporcionando um total de 47 atividades em diversos municípios do Noroeste. A última etapa, sediada no Norte Pioneiro, na região de Angra Doce, envolveu os municípios de Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Siqueira Campos e Tomazina. No total, foram promovidas 119 atividades, somando ações esportivas e integradas.

Para este ano já estão confirmadas outras duas etapas: o retorno do Festival de Inverno, entre os dias 13 e 21 de julho, no Litoral, e uma nova etapa, no Vale do Iguaçu, entre 14 e 22 de setembro.

O diretor de Inovação da SEES, Tiago Campos, afirma que o objetivo do Estado é expandir os Jogos de Aventura e Natureza para locais inéditos e promover ainda mais integração pelo esporte. “Queremos cada vez mais fomentar as modalidades esportivas, dar o apoio e todo o suporte necessário para que as federações esportivas possam realizar suas competições movimentando cada vez mais o setor e valorizando os atletas”, disse.

Confira programação completa da etapa Curitiba e RMC:

17 a 19/5 - Taça Brasil de Canoagem e Paracanoagem Velocidade - Parque Náutico, Curitiba

18 e 19/5 - Campeonato Brasileiro de Teqball - Praça Oswaldo Cruz, Curitiba

18 e 19/5 - Campeonato Paranaense de Basquete 3x3 - Praça Eppinghaus, Curitiba

18/5 - Campeonato Paranaense de Futebol Americano - Croco Stadium, Curitiba

19/5 - Campeonato Paranaense de Orientação - Clube Santa Mônica, Colombo

19/5 - Pedala Metropolitano - Clube da Gente Boa Vista, Curitiba

24 a 27/5 - Seminário Internacional do Desporto Escolar - Clube Curitibano, Curitiba

25/5 - Atletismo Cross Country - Parque de Eventos Quielse Crisóstomo, Campina Grande do Sul

25/5 - Maratona Aquática - Clube Curitibano, Curitiba

25/5 - Campeonato Paranaense de Taekwondo Escolar - Praça Oswaldo Cruz, Curitiba

25/5 - Desafio Solidário das Estrelas de Voleibol - Praça Oswaldo Cruz, Curitiba